LOC.: Alunos da Escola SESI Planalto, em Goiânia, foram premiados no Torneio SESI de Robótica – Desafio Covid-19. O torneio nacional contou com quase dois mil estudantes e 400 times inscritos em todo o país. A equipe TITANS desenvolveu o Limogel, álcool em gel à base de casca de laranja que evita incêndios e não resseca as mãos. O produto rendeu ao grupo o segundo lugar na competição, ficando atrás apenas da equipe do SESI Birigui, em São Paulo, que criou um filtro sanitizante para vasos sanitários.
O Limogel é feito à base do limoneno – substancia encontrada na casca da laranja – capaz de afetar e desestabilizar vírus, bactérias, fungos e micróbios. A substância já havia sido testada contra alguns vírus, como o da dengue, da febre amarela e da gripe aviária. Apresentando atividade na fase inicial da multiplicação viral, o produto pode ser utilizado como potencial agente antiviral. Componente natural, o limoneno é atóxico e ininflamável, bloqueando a propagação dos problemas apresentados.
A aluna participante do projeto, Lorrany Gonçalves Cirqueira, de 16 anos, explica que as pesquisas começaram no segundo semestre de 2019.
TEC./SONORA: Lorrany Cirqueira, estudante.
“A gente já tinha alguns estudos com o limoneno e sabíamos que era bactericida. Quando saiu a proposta desse desafio, a gente resolveu pesquisar mais afundo para saber se tinha ação antiviral. Começamos nossas pesquisas sobre o limoneno em agosto do ano ado.”
LOC.: O professor Fernando da Silva Barbosa, de 30 anos, trabalha na unidade SESI Planalto desde 2014. Ele destaca que a participação no torneio nacional serve de preparação para os jovens para o futuro. Barbosa chama atenção ainda para a importância do projeto além da premiação na competição.
TEC./SONORA: Fernando da Silva Barbosa, professor.
“Acredito que esse projeto tem uma relevância muito grande, porque pode ajudar as pessoas que estão sofrendo com Covid-19. Nosso foco não foi só o torneio, mas sim ajudar as pessoas no combate à pandemia e também baratear o custo. Minimizar a questão dos incêndios causados pelo álcool em gel, já que esse produto é ininflamável.”
LOC.: A equipe TITANS surgiu em 2015 e já havia participado de outros torneios nacionais e internacionais de robótica. Neste ano, os alunos participaram de três torneios virtuais. Em todos, saíram com prêmios.
Sete equipes foram premiadas: primeiro, segundo e terceiro lugares no geral, e ainda, prêmios para o Melhor Projeto de Pesquisa; Melhor Projeto em Criatividade e Inovação; Melhor Proposta de Empreendedorismo e, também, de Impacto Social. Todas as sete vencedoras receberam medalhas individuais por competidor e um troféu por equipe, da respectiva categoria conquistada.