O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, concedeu entrevista ao programa A Voz do Brasil na última terça-feira, 8 de abril, para detalhar as ações do Governo Federal diante das fortes chuvas que atingiram municípios da região Sudeste.
Durante a conversa, o ministro destacou a eficiência do novo Sistema Defesa Civil Alerta e a celeridade na reconstrução e resposta às emergências, com apoio imediato do Governo Federal às prefeituras afetadas.
Segundo o ministro, o trabalho de prevenção e resposta começou antes mesmo da chegada das chuvas, com monitoramento meteorológico antecipado e mobilização de mais de 250 profissionais da Defesa Civil nos estados.
SONORA - “Na terça-feira anterior ao evento, já estávamos reunindo técnicos para preparar a resposta. E no sábado, com o agravamento da situação, atuamos prontamente. No domingo, já havíamos reconhecido sumariamente a situação de emergência de Angra dos Reis e Petrópolis”,
Essa resposta rápida possibilitou a liberação de recursos federais já na terça-feira dia 8. Angra dos Reis, por exemplo, recebeu mais de 4 milhões de reais para ações de ajuda humanitária. O mesmo procedimento foi adotado para Petrópolis. Além da resposta rápida, Waldez ressaltou o papel fundamental do Sistema Defesa Civil Alerta.
SONORA - “Esse sistema salva vidas. Mesmo com 324 mm de chuva em poucas horas, não tivemos nenhuma morte em Angra. Isso se deve muito ao alerta precoce e ao trabalho articulado entre os entes federativos”
O Defesa Civil Alerta está hoje habilitado em todos os estados das regiões Sul e Sudeste. A previsão, segundo Waldez, é expandir a ferramenta para o Nordeste ainda em abril, com a presença do presidente Lula. O Norte e o Centro-Oeste serão as próximas regiões a receberem o sistema.