LOC.: Em São Paulo, os números de crimes de latrocínio diminuíram significamente este ano, com 119 casos registrados. Isso representa uma queda de 4% em comparação com os nove primeiros meses de 2022. Em setembro, o número caiu de 19 para 16 casos. As informações foram divulgadas pela Secretaria da Segurança Pública.
Além disso, os homicídios dolosos também estão diminuindo no estado. De janeiro a setembro deste ano, foram registrados cerca de mil e novecentos casos, com uma queda de 9,6% na comparação com o mesmo período de 2022. Este é o menor número já registrado desde 2001.
O especialista em segurança pública Leonardo Sant’Anna informa que vários fatores podem ter influenciado a queda de crimes em São Paulo.
TEC./SONORA: Leonardo Sant’Anna, especialista em segurança pública
“Primeiro, políticas públicas que atuam diretamente contra o narcotráfico e contra o crime organizado. Elas devem ser constantes, e não reduzidas apenas a operações quando um ou outro problema ocorre.”
LOC.: Sant'Anna destaca que a união de órgãos trabalhando para a redução da criminalidade, especialmente os crimes violentos intencionais, que mais afetam a comunidade, também foi importante para o resultado, reduzindo a chance de ganho de lucro do crime organizado.
O especialista em segurança pública Berlinque Cantelmo destaca que a implementação do Sistema de Informação e Prevenção aos Crimes Contra a Vida, lançado em fevereiro, também ajudou na redução dos crimes em São Paulo.
TEC./SONORA: Berlinque Cantelmo, especialista em segurança pública
“Trata-se de de uma metodologia de inteligência aplicada pelas forças policiais para qualificar e quantificar as estatísticas co-relacionadas a determinados crimes e a adoção efetiva de portfólios estruturais das atividades de repressão qualificada e também das atividades de prevenção a determinados crimes.”
LOC.: O especialista ainda aponta que o trabalho está longe do patamar ideal, mas dá para ver os esforços concentrados contra o crime organizado, envolvendo ações de inteligência das próprias agências locais. De acordo com ele, o resultado é a diminuição dos índices criminais e aumento da sensação de segurança da população paulista.
Segundo as informações da Secretaria da Segurança Pública, em São Paulo, outros crimes que diminuíram foram: crimes patrimoniais, furto de veículos, roubos em geral, roubos de veículos, roubos a banco e roubos a carga. Entretanto, o número de furtos em geral e de estupro aumentaram.
Reportagem, Nathália Guimarães