LOC.: Entre janeiro e setembro deste ano, o agronegócio em São Paulo registrou um superávit de cerca de 16 bilhões de dólares, marcando um aumento de 7,5% em comparação com o mesmo período de 2022. Esse crescimento foi puxado pelo complexo sucroalcooleiro, que exportou mais de sete bilhões de dólares, com o açúcar representando 86,9% desse total. Além disso, outros produtos que se destacaram foram o complexo soja, o setor de carnes, produtos florestais e o grupo de sucos. Os dados da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios e das pesquisas do Instituto de Economia Agrícola.
O advogado especialista em agronegócio Leonardo Roesler explica que o saldo positivo do agronegócio em São Paulo pode ter como causa uma série de fatores.
TEC./SONORA: Leonardo Roesler, advogado especialista em direito empresarial e em agronegócio
“Esse aumento pode ser refletido em uma conjuntura internacional favorável, caracterizada por demandas robustas e mercado estratégicos. A China, por exemplo, conforme dados apresentados, figura como principal parceiro comercial de São Paulo nesse segmento.”
LOC.: Segundo a Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, as exportações do agronegócio paulista representam 39,7% do total do estado. A China é o principal destino das exportações do estado, com 26,1% de participação no total do agronegócio paulista.
Roesler ainda destaca que medidas protecionistas, incentivos fiscais e investimentos em tecnologias de pesquisa no setor agrícola têm contribuído para o fortalecimento e expansão das atividades do agronegócio em São Paulo.
O consultor de Agronegócio Victor Nogueira informa que o aumento dos valores comercializados e da quantidade exportada contribuíram para o resultado positivo no agronegócio paulista. Por isso, com a tendência manifestada nos nove primeiros meses de 2023, o setor deve continuar apresentando bons números.
TEC./SONORA: Victor Nogueira, consultor de Agronegócio da BMJ Consultores Associados
“É esperado que esse resultado alcançado em setembro cumine no final do ano com um novo recorde tanto de exportações quanto do saldo da balança comercial, graças ao excelente desempenho do setor sucroalcooleiro, do setor da soja, da carne do suco, da celulose, entre outros.”
LOC.: No Brasil, o superávit do agronegócio chegou a cerca de 113 bilhões de dólares em nove meses, registrando aumento de 4,3% em relação a 2022.
Reportagem, Nathália Guimarães