LOC: A educação a distância se tornou uma realidade cada vez mais comum em 2020. Com a pandemia do novo coronavírus e a necessidade de manter o isolamento social, foi preciso fazer adaptação em diversas áreas. A robótica, um dos carros-chefes do Sesi, não ficou de fora e se encaixou nos novos moldes educacionais.
Desde novembro, estudantes e professores da entidade já contam com a Coder Z, uma plataforma on-line de programação e simulação que ajuda a colocar em prática os ensinamentos da robótica. A especialista em desenvolvimento industrial do Sesi, Juliana Fonseca Duarte, explica como funciona essa tecnologia.
TÉC./SONORA: Juliana Fonseca Duarte, especialista em desenvolvimento industrial do SESI.
“A plataforma Coder Z tem um vínculo próximo com a robótica educacional, considerando que ela simula a prática de robôs de Lego. O que a plataforma faz, basicamente, é dispor de vários cenários e os robôs devem executar algumas ações. Essas ações podem ser tanto de realizar algum movimento, atuar naquele ambiente quanto para a leitura de dados.”
LOC.: A plataforma, segundo a especialista, é bem intuitiva. E isso ajudou os alunos do professor Luis Henrique Cardoso, da unidade de Candeias, na Bahia. Ele conta que, nas aulas presenciais, alunos e alunas construíam o robô e só depois partiam para a programação.
TÉC./SONORA: Luis Henrique Cardoso, professor de robótica
“No ensino remoto, não tínhamos um robô para construir e a programação ficava muito na parte teórica. Não tinha o desafio, não tinha o estímulo para o aluno desenvolver a atividade. Com a plataforma, eu o a teoria e a atividade vira um desafio, um game, é uma forma lúdica de aprender a programação. O robô que ele vê na plataforma é o mesmo que ele pode construir no presencial. A plataforma veio como uma extensão da sala de aula em relação à programação.”
LOC.: Entre setembro e outubro, a entidade capacitou quase 300 professores e equipe técnica pedagógica nas 27 unidades federativas do Brasil. A plataforma vai ficar disponível inclusive quando o ensino presencial retornar.
Podem ar a Coder Z todos os estudantes do Sesi, desde que estejam matriculados nos anos finais do ensino fundamental, entre o 6º e o 9 º ano, e no primeiro ano do ensino médio. O endereço é gocoderz.com.
Reportagem, Jalila Arabi.