Voltar

ou

Cadastro de mídia
Foto: MDR/Divulgação
Foto: MDR/Divulgação

Governo Federal reconhece situação de emergência em mais sete cidades brasileiras atingidas por desastres naturais

Municípios estão localizados nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Tocantins e Santa Catarina


O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), reconheceu a situação de emergência em mais sete cidades do País afetadas por desastres naturais. A portaria com os reconhecimentos foi publicada na edição desta sexta-feira (25) do Diário Oficial da União (DOU). Clique neste link para ar.

No Espírito Santo, o município de Castelo obteve o reconhecimento federal devido aos estragos causados por enxurradas. Já em Muqui, a causa foram as chuvas intensas.

Em Minas Gerais, Tumiritinga entrou em situação de emergência devido a inundações. Em Oriximiná, no Pará, o motivo foram chuvas intensas, enquanto Pium, no Tocantins, registrou alagamentos.

Governo Federal autoriza ree de mais R$ 498 mil para ações de defesa civil em Petrópolis

Mais 10 cidades atingidas por desastres naturais entram em situação de emergência

Estiagem

Já em Santa Catarina, as cidades de Guaraciaba e Lajeado Grande obtiveram o reconhecimento federal devido à estiagem.

Como solicitar recursos

Após a concessão do status de situação de emergência pela Defesa Civil Nacional, os municípios atingidos por desastres estão aptos a solicitar recursos do MDR para atendimento à população afetada. As ações envolvem restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados.

A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a especificação do montante a ser liberado.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.

LOC: A Defesa Civil Nacional reconheceu a situação de emergência em mais sete cidades do País afetadas por desastres naturais. 

No Espírito Santo, o município de Castelo obteve o reconhecimento federal devido aos estragos causados por enxurradas. Já em Muqui, a causa foram as chuvas intensas.

Em Minas Gerais, a cidade de Tumiritinga entrou em situação de emergência devido a inundações. Em Oriximiná, no Pará, o motivo foram chuvas intensas, enquanto Pium, no Tocantins, registrou alagamentos.

Já em Santa Catarina, as cidades de Guaraciaba e Lajeado Grande obtiveram o reconhecimento federal devido à estiagem.

Em todo o país, estados e municípios atingidos por desastres podem solicitar recursos ao Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR, para atendimento à população afetada, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura danificada. 

Para isso, é necessário obter anteriormente o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública, como explica o coronel Alexandre Lucas, secretário nacional de Proteção e Defesa Civil.

TEC./SONORA: Cel. Alexandre Lucas, secretário nacional de Proteção e Defesa Civil

 "O reconhecimento tem o papel de alterar processos istrativos e jurídicos e acelerar processos para a resposta ao desastre, além de permitir a liberação de uma série de recursos. Para isso, é preciso que o estado ou o município decrete a situação de emergência ou de calamidade pública e insira essa documentação no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID). A partir disso, o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) publica uma portaria e o ente federativo está apto a solicitar recursos."

LOC: O Sistema Integrado de Informações sobre Desastres, o S2iD, pode ser ado em s2id.mi.gov.br.

Para saber mais sobre as ações do Ministério do Desenvolvimento Regional em Proteção e Defesa Civil, e mdr.gov.br.

Reportagem, Manuela Rolim