LOC.: Com olhar empreendedor e espírito inovador, o empresário Leandro Daher transformou sua ideia em um negócio de verdade. Desenvolveu a receita, criou a identidade visual e lançou as primeiras garrafas de gin com flor de jambu — um produto inédito na região. Assim nasceu a AMZ Tropical, uma destilaria artesanal que transforma os sabores da Amazônia em oportunidades de negócio.
TEC./SONORA: Leandro Daher, fundador da AMZ Tropical
“Eu já estava estudando destilação e o mercado de bebidas e aí veio o grande insight do gin com flor de jambu. Na época, só existia a cachaça de jambu. Essa ideia me deixou louco. Eu fiquei sem dormir e comecei a correr atrás para ver como é que eu conseguiria montar essa receita, ser o primeiro gin de jambu da Amazônia.”
LOC.: Após se capacitar e investir em consultorias, o empresário desenvolveu a receita e criou a identidade visual do produto. Lançou as primeiras garrafas de gin com flor de jambu e, a partir daí, nasceu a AMZ Tropical — uma destilaria artesanal dedicada a bebidas com os sabores únicos da Amazônia.
A forte identidade amazônica idealizada para a empresa tinha um objetivo claro: conquistar clientes fora do Brasil. Formado em publicidade, o empreendedor não sabia nem por onde começar, até que conheceu a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, a ApexBrasil. Por meio do Programa de Qualificação para a Exportação, o Peiex, o empresário ou a entender o que precisaria fazer para ar o mercado exterior, mas o conhecimento não ficou só na teoria.
TEC./SONORA: Leandro Daher, fundador da AMZ Tropical
“Quando a Apex levou a gente para a Califórnia, na Expo West, a gente capacitou todo o time, [no sentido] de mostrar o mercado, mostrar o preço, mostrar como o produto tem que ser comunicado no mercado americano. Poder participar dessa feira lá nos Estados Unidos abriu a nossa visão do que é a exportação.”
LOC.: A experiência internacional foi tão positiva que a AMZ Tropical se prepara para abrir a primeira filial em solo norte-americano. Trata-se de uma importadora, que vai diminuir a dependência de terceiros no processo de exportação.
Assim como a AMZ Tropical, mais de seis mil e duzentas empresas foram capacitadas pelo Peiex entre 2023 e 2024. Presente em todas as regiões do país, o programa capacita os empresários a arem o mercado internacional. Os interessados podem procurar os núcleos operacionais da ApexBrasil nos estados, e um termo de adesão ao programa. O atendimento é gratuito.
Gostou da história do Leandro, da AMZ Tropical? Fique ligado para mais reportagens como essa. Para mais informações sobre os projetos de incentivo à exportação promovidos pela ApexBrasil, e brasil61.noticiasdoacre.com.