LOC: Atenção! A Defesa Civil Nacional alerta para uma onda de frio intenso em várias regiões do País a partir deste domingo, dia 15 de maio.
Uma massa de ar frio de origem polar deve avançar pelo Sul do Brasil e, ao longo da semana, influenciar as temperaturas no Sudeste, Centro-Oeste e Norte.
Na região Sul, devem ser registradas temperaturas negativas e geadas generalizadas, com possibilidade de neve entre segunda e terça-feira nas serras gaúcha e catarinense.
Já no Sudeste, a previsão é de frio intenso em São Paulo e nas regiões sul e sudoeste de Minas Gerais, com possibilidade de geada no estado até o dia 23 de maio. O mesmo deve ocorrer na região Centro-Oeste, que também tem previsão de geada para o sul de Mato Grosso do Sul até a mesma data.
Por fim, no Norte do País, as baixas temperaturas devem atingir os estados do Acre e de Rondônia.
Diante das previsões, Tiago Molina Schnorr, coordenador de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil Nacional, recomenda alguns cuidados a serem observados durante a frente fria.
TEC./SONORA: Tiago Molina Schnorr, coordenador de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil Nacional
"As recomendações por parte da Defesa Civil são atenção com a população mais vulnerável, idosos, crianças, enfermos e moradores de rua, abrigar animais domésticos nas noites mais frias e também se agasalhar bem e beber bastante água."
LOC: A Defesa Civil Nacional também recomenda que as defesas civis estaduais e municipais adotem as ações de preparação cabíveis e reforcem a divulgação de informações para alertar a população, visando a adoção de medidas de autoproteção.
Para saber mais sobre as ações do Governo Federal em Proteção e Defesa Civil, e mdr.gov.br.
Reportagem, Manuela Rolim