LOC.: A fundação da Associação Comercial da Bahia, a ACB, em 1811, servirá de inspiração para a definição da data do futuro Dia Nacional do Associativismo. A criação dessa data será debatida em audiência pública na Câmara dos Deputados, no dia 27 de maio.
A proposta sugere o 15 de julho, data de criação da ACB, como referência para celebrar oficialmente o papel estratégico do associativismo e das associações comerciais no desenvolvimento econômico do país.
Para o presidente da ACB, Paulo Sergio Costa Pinto Cavalcante, o reconhecimento da entidade baiana como marco do associativismo brasileiro é essencial para valorizar a trajetória da classe produtiva.
TEC/SONORA: presidente da ACB, Paulo Sergio Costa Pinto Cavalcante
“A ideia de se criar o Dia Nacional do Associativismo, no dia 15 de julho, em homenagem a primeira casa da associativista do Brasil e das Américas, é sensacional, importante e imprescindível, para que a gente venha a verificar a importância do empreendedor em nosso país.”
LOC.: A Associação Comercial da Bahia é a primeira entidade do sistema da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil, a CACB. Um dos destaques da atuação institucional da confederação é o G50+, grupo formado por lideranças de associações comerciais de diversas regiões do país.
Segundo o presidente da CACB, Alfredo Cotait, a articulação conjunta entre entidades empresariais é o caminho para o fortalecimento da economia nacional.
TEC/SONORA: Alfredo Coitait, presidente da CACB
“No nosso sistema nós não temos vínculo com o governo, nosso sistema é associativo, através das nossas entidades e das associações comerciais. E diferente das centrais sindicais, o nosso processo vem da de baixo para cima, porque é a base dessas associações comerciais que constituem a nossa força, é a força da rede do associativismo.”
LOC.: A CACB reúne mais de 2 mil associações em todo o país, alcançando cerca de 175 milhões de pessoas com atuação nos setores de comércio, indústria, serviços e agro.
Para mais informações sobre o associativismo, e www.cacb.org.br.
Reportagem, Livia Braz