LOC.: O Aeroporto Internacional de Natal, localizado em São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte, ou a contar com uma sala multissensorial, destinada a ageiros com Transtorno do Espectro Autista. O espaço foi inaugurado nesta terça-feira (29).
A iniciativa é do Ministério de Portos e Aeroportos em parceria com a concessionária Zurich Airport Brasil. De acordo com a Pasta, o objetivo da sala é minimizar o estresse provocado no ambiente do aeroporto.
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, afirmou que, até 2026, 20 espaços como esse devem ser entregues. Na avaliação dele, esse tipo de iniciativa leva os aeroportos do Brasil a estarem entre os melhores do mundo.
A sala multissensorial é um espaço adaptado para receber pessoas neurodivergentes - cujo cérebro funciona de forma diferente do que é considerado como padrão.
O espaço conta com iluminação controlada, mobília confortável, recursos lúdicos, além de equipamentos sensoriais que contribuem para a redução de estímulos durante a agem pelo aeroporto.
A diretora de Planejamento e Fomento da Secretaria Nacional de Aviação Civil, Júlia Lopes, lembra que, no início de abril, Recife também teve uma sala multissensorial inaugurada – em alusão ao mês dedicado à conscientização sobre o autismo. Os terminais de Florianópolis, em Santa Catarina; Vitória, no Espírito Santo; Congonhas, São Paulo; e Santos Dumont, no Rio de Janeiro, também dispõem de espaços como esse.
A sala multissensorial do Aeroporto Internacional de Natal está localizada na área de embarque, com o controlado mediante solicitação. O objetivo é proporcionar alívio e bem-estar para esse público em relação aos estímulos externos já que, para eles, situações que parecem rotineiras à maioria dos ageiros são fontes de estresse intenso e podem desencadear crises.
Reportagem, Marquezan Araújo