LOC.: Em entrevista coletiva na tarde desta sexta-feira (17), o Ministério da Saúde anunciou uma nova plataforma online que reúne dados gerais sobre a Covid-19 no Brasil. Chamado de “Localiza SUS”, a ferramenta apresenta 11 painéis com informações sobre o coronavírus.
Podem ser encontrados dados sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), leitos, números de casos e mortes, rees do Governo Federal, profissionais de saúde, respiradores, medicamentos, testes, vacinas e equipamentos de proteção individual (EPIs).
Segundo o diretor do Departamento de Monitoramento e Avaliação do SUS, Angelo Martins Denicoli, a pasta da Saúde atendeu a orientações de outros órgãos do governo para centralizar as informações da pandemia.
TEC./SONORA: Angelo Martins Denicoli, diretor do Departamento de Monitoramento e Avaliação do SUS.
“O Ministério da Saúde vem seguindo orientações do Ministério das Comunicações em convergir todos os sites e todas as informações para um mesmo ambiente. É uma iniciativa de se dar maior transparência e capacidade analítica de poder fazer estudos e tomar as melhores decisões.”
LOC.: O secretário-executivo do Ministério da Saúde, Elcio Franco, chamou atenção para o número de recuperados da Covid-19 em território brasileiro. Segundo o governo federal, são 1,3 milhão de pessoas curadas da doença, o que coloca o Brasil no topo do ranking mundial de recuperados.
Segundo Franco, o governo adiantou 90 diárias de leitos de UTI a estados e municípios para atendimento a pacientes infectados pelo coronavírus em estado grave.
TEC./SONORA: Elcio Franco, secretário-executivo do Ministério da Saúde.
“Foi feita uma descentralização de R$ 1.600 de diária, com pagamento antecipado de 90 diárias, estando ocupado ou não o leito, para que estados e municípios se preparem e tenham condições de atender aquele paciente que tem a sua situação de saúde agravada.”
LOC.: A nova ferramenta do Ministério da Saúde sobre o coronavírus pode ser ada através do https://localizasus.saude.gov.br/.