LOC.: Um spray antiviral desenvolvido pelo Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica do Paraná, capaz de neutralizar o vírus da covid-19 e suas variantes recém-descobertas, deve chegar ao mercado ainda neste primeiro semestre. A inovação funciona com nanopartículas de prata para proteger e revestir superfícies por, no mínimo, 72 horas, e a comercialização deve ser feita em lojas de departamento, e-commerces e farmácias.
O produto, realizado em conjunto com a TNS Nano, pode ser utilizado, por exemplo, em maçanetas, mesas e bancadas, balcões de atendimento, corrimãos de escadas e corredores, auxiliando na prevenção do contágio não só dos consumidores como também dos funcionários em indústrias e comércio.
Segundo a pesquisadora e responsável técnica do projeto, Agne Carvalho, a fórmula é responsável pela formação de uma película protetora nas superfícies em que ele é aplicado.
“Ele consegue neutralizar a ação do vírus porque ele desestabiliza a estrutura proteica de forma que seu RNA fica exposto e não tem mais a sua ação contaminante.”
LOC.: Foram desenvolvidas três diferentes formulações. As aprovações foram realizadas pelo Laboratório de Virologia Aplicada da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
O gerente do Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica, Filipe Cassapo, destacou a importância da iniciativa.
“Esse é logicamente um produto absolutamente revolucionário, à medida que fomos capazes nesta pesquisa muito rápida, em apenas cinco meses, de desenvolver um revestimento que de maneira uniforme protege.”
LOC.: O spray antiviral foi um dos projetos aprovados pelo Edital Missão contra Covid-19, que destinou R$ 20 milhões para projetos que ajudem a prevenir, diagnosticar e tratar o vírus.
Reportagem, Rafaela Gonçalves
NOTA
LOC.: Um spray antiviral, capaz de neutralizar o vírus da covid-19 e suas variantes recém-descobertas, estará disponível no mercado brasileiro a partir de 2021. O produto com nanopartículas de prata deve proteger e revestir superfícies por no mínimo 72 horas. A comercialização está programada para o primeiro semestre deste ano em lojas de departamento, e-commerces e farmácias.
Desenvolvido pelo Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica do Paraná, em conjunto com a TNS Nano, o produto pode ser utilizado, por exemplo, em maçanetas, mesas e bancadas, balcões de atendimento, corrimãos de escadas e corredores.
A iniciativa foi um dos projetos aprovados pelo Edital Missão contra Covid-19, que destinou R$ 20 milhões para projetos que ajudem a prevenir, diagnosticar e tratar o vírus.
Reportagem, Rafaela Gonçalves