LOC.: O Observatório do Clima lançou o Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa (SEEG). A iniciativa divulga dados de emissões e de remoções de gases de efeito estufa no Brasil, por município. Os dados apresentam conclusões e reflexões sobre os caminhos que o país pode seguir no enfrentamento das mudanças climáticas.
Os dados demonstram que as emissões de gases de efeito estufa no país concentram-se em municípios que contribuem muito pouco para o PIB e onde vivem poucos habitantes. As queimadas, segundo o secretário executivo do Observatório do Clima, Marcio Astrini, podem ser a causa.
“O maior problema das emissões do Brasil está ligado ao desmatamento. Obviamente esta deve ser a ação prioritária do governo.”
LOC.: Dessa forma, ao evitar o desmatamento nessas localidades – que podem ser identificadas pelo novo sistema –, o Brasil cumpriria papel fundamental no controle climático, sem que houvesse impacto significativo na economia.
O levantamento deve ser um ponto de apoio na elaboração de estudos e políticas públicas para os municípios, sendo aliado em ações para reduzir as emissões de gases de efeito estufa.
Para Charles Dayler, especialista em meio ambiente, a iniciativa pode tornar o trabalho de combate às mudanças climáticas mais efetivo.
“É uma forma de pegar a ponta do processo, que são os prefeitos dos municípios. Eles operacionalizam a grande maioria das políticas públicas.”
LOC.: O Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia, que conta com a coordenação da Associação Brasileira dos Municípios (AMB), reconhece que os governos locais são os atores fundamentais para que seja cumprida a meta estabelecida pelo Acordo de Paris.
Reportagem, Rafaela Gonçalves
NOTA
LOC.: O Observatório do Clima, lançou o Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa (SEEG). A iniciativa divulga dados de emissões e de remoções de gases de efeito estufa no Brasil, por município.
A plataforma pode ser ada de forma democrática e transparente pelo portal da SEEG, onde estão disponibilizadas estatísticas e mapas de emissões e remoções de gases. Os dados apresentam conclusões e reflexões sobre os caminhos que o país pode seguir no enfrentamento das mudanças climáticas.
O levantamento deve ser um ponto de apoio na elaboração de estudos e políticas públicas para os municípios, sendo aliado em ações para reduzir as emissões de gases de efeito estufa.
Reportagem, Rafaela Gonçalves