LOC.: A produção industrial de Mato Grosso do Sul apresentou um resultado satisfatório no mês de dezembro, apesar dos efeitos da pandemia do novo coronavírus. No último mês de 2020, o segmento ficou com 53,5 pontos. De acordo com a Sondagem Industrial realizada pelo Radar Industrial da FIEMS, este foi o melhor desempenho registrado para o mês, desde o início da série histórica, em fevereiro de 2010.
Segundo o coordenador da Unidade de Economia, Estudos e Pesquisas da FIEMS, Ezequiel Resende, esse comportamento se deu por basicamente três fatores. Juntas, essas condições contribuíram para a manutenção de muitas atividades, assim como para a capacidade de consumo da população, o que ajudou a economia a permanecer circulando, mesmo que a os mais lentos.
TEC./SONORA: Ezequiel Resende coordenador da Unidade de Economia, Estudos e Pesquisas da FIEMS
“ado aquele primeiro momento da pandemia, no primeiro semestre de 2020, muitas empresas procuraram recompor o que deixou de ser produzido. A gente teve um apoio muito grande à população e à atividade econômica de um modo geral por meio da transferência de recursos. Aqui estamos falando basicamente do auxílio emergencial. Isso fez com que, por mês, fossem injetados cerca de R$ 50 bi na economia. E, o mercado externo, que contribuiu bastante, tanto que as exportações de produtos industriais foram recorde no ano ado.”
LOC.: Sobre o índice de expectativa do empresário industrial, a demanda alcançou, em janeiro deste ano, 61,6 pontos. O resultado representa uma projeção de crescimento na demanda para os próximos seis meses. Já em relação ao mês anterior, o índice teve redução de um ponto.
TEC./SONORA: Ezequiel Resende coordenador da Unidade de Economia, Estudos e Pesquisas da FIEMS
“Esse contexto fez com que o empresário industrial se mostrasse bastante confiante na virada de 2020 para 2021, projetando um aumento nos investimentos para os próximos seis meses, um aumento nas contratações e uma expectativa de crescimento em relação às demandas por seus produtos.”
LOC.: Dados do levantamento relevam que 78% das empresas industriais do estado se mantiveram estáveis ou apresentaram aumento na produção. No geral, os empresários industriais de Mato Grosso do Sul disseram estar satisfeitos com a margem de lucro operacional das companhias no 4º trimestre de 2020. Neste caso, o indicador atingiu 56,9 pontos.
Reportagem, Marquezan Araújo