LOC.: Com mais de 118 mil casos espalhados pelo mundo, o novo coronavírus está em curso de uma situação de pandemia, ou seja, uma epidemia global. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), chegou a hora do mundo tomar medidas de controle e prevenção para a situação não fugir totalmente do controle. Nos últimos dias, o registro de casos do Covid-19 fora da China aumentou 13 vezes e o número de países com notificações da doença triplicou.
Na tarde desta quarta-feira (11), o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou que o Brasil já estava ciente do risco de ampla disseminação do vírus e está preparado para combater e tratar os casos da doença.
TEC./SONORA: “De uma maneira até certo ponto tardia, a OMS concorda com a posição brasileira de que estávamos frente a uma pandemia. Pandemia é uma situação em que um vírus tem uma alta capacidade de presença em continentes. Então, pacificando essa questão, o vírus começa a ser melhor decifrado quanto ao seu comportamento.”
LOC.: Para reforçar o aparato em torno das medidas contra a doença, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), anunciou que o Parlamento vai atuar rapidamente para formar uma agenda que minimize os impactos da pandemia de coronavírus.
Segundo o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, serão liberados R$ 5 bilhões de emendas do relator do Orçamento para ações de saúde, recursos que poderão ser aplicados em compras de máscaras, luvas e materiais desinfetantes. Um membro do Legislativo, ainda não definido, será convidado para compor um comitê das despesas para conter o coronavírus.
TEC./SONORA: “O vírus é extremamente duro e derruba o sistema de saúde. Se ele não tem letalidade individual elevada, ele representa risco ao sistema de saúde. Quando mais aguda [a circulação do vírus], mais pessoas ao mesmo tempo acionam o sistema de saúde”
LOC.: No fim da tarde desta terça-feira (11), o Ministério da Saúde atualizou os dados do novo coronavírus: já são 52 casos confirmados no país e 907 suspeitos. No mundo, os casos estão espalhados por 114 países e 4.291 pessoas já morreram. Para mais informações sobre prevenção, sintomas e dados oficiais, e o site saude.gov.br/coronavirus.
Reportagem, Camila Costa