Os candidatos que se inscreveram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não são isentos da taxa de inscrição têm até o dia 19 de junho para efetuar o pagamento. A taxa é R$ 85 e o boleto é gerado na Página do Participante, que deve ser ado por meio doo cadastro na conta gov.br.
As provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro e os estudantes têm cerca de cinco meses para a preparação. O professor de redação, atuante em uma instituição preparatória para vestibular e mentor educacional da Tutory, plataforma on-line de estudos, Eduardo Santana, destaca que, como a preparação para o Enem pode ser desgastante, o cuidado com a saúde física e mental é essencial na preparação.
TEC./SONORA: Eduardo Santana, professor de redação e mentor educacional
“Cada aluno tem que prezar, claro, por uma organização de atividades, de estudos, bem como também, ao longo desse processo, o cuidado com a saúde mental e física. Isso significa o quê? Dormir bem, até porque o sono é essencial para a consolidação da memória. Outro quesito importantíssimo ao longo dessa jornada, é alimentar-se de forma saudável. Sabemos que uma boa alimentação ajuda na concentração e desempenho cognitivo. Outra parte fundamental é exercitar-se.”
Apesar das inscrições para o Enem terem iniciado em maio, a preparação daqueles que almejam conquistar uma vaga no ensino superior começa muito antes. É o caso de Lucas Alves Ramos, de 17 anos, estudante do terceiro ano do ensino médio em Brasília que começou a rotina de estudos ainda em fevereiro deste ano. Em 2024 será a sua estreia na prova.
TEC./SONORA: Lucas Alves de Freitas Ramos, 17 anos, estudante
“A minha rotina de estudos é baseada em uma divisão. Inicialmente eu estudo a matéria de forma teórica e faço aplicação com resolução de exercícios. As dificuldades nas matérias que são naturalmente mais complexas, eu supero utilizando um cursinho próprio.”
LOC.: O prazo para o pagamento da taxa de inscrição do Enem vai até dia 19 de junho e o boleto pode ser pago via Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança, dependendo do banco. Para pagar por Pix é preciso ar o QR code presente no boleto.
Reportagem Bianca Mingote