LOC.: Já podem consultar a lista de espera os candidatos que não foram aprovados em nenhuma das opções de cursos no Sistema de Seleção Unificada para o processo seletivo do segundo semestre de 2023. A convocação será feita somente no site da instituição de educação superior selecionada pelo candidato.
O co-fundador e professor do Galt Vestibulares, Rubenilson Cerqueira, explica que o Sisu é um programa que reúne as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil que estejam participando do processo seletivo vigente.
TEC./SONORA: co-fundador e professor do Galt Vestibulares, Rubenilson Cerqueira
“O sistema de seleção unificada foi criado em 2010 pelo Ministério da Educação como sistema eletrônico para poder democratizar a oferta de vagas em instituições públicas de ensino superior no Brasil. Sendo que a maioria delas são instituições Federais, como universidade e institutos, mas também há vagas para outras instituições públicas, sendo elas estaduais e municipais no país”.
LOC.: A moradora da Vicente Pires, no Distrito Federal, Fernanda Helena, de 26 anos, conta que foi através do Sisu que conseguiu realizar o sonho de estudar em uma universidade federal.
TEC./SONORA: moradora da Vicente Pires, no Distrito Federal, Fernanda Helena
“Através do Sisu eu consegui entrar em uma Universidade Federal. Eu fiz o Enem e foi graças ao Sisu que consegui aguardar na fila de espera e ser chamada e assim eu me formei”.
LOC.: O resultado da lista de espera pode ser acompanhado através do Portal Único de o ao Ensino Superior – Sisu. Ao realizar a busca, deve-se procurar por instituição; local de oferta; curso e grau; e turno.
Reportagem, Lívia Azevedo