LOC.: O SENAI de Minas Gerais abre inscrições para especialização técnica de nível médio nas áreas de sistemas robotizados, sistemas fotovoltaicos, instrumentação e controle de processos industriais, desenvolvimento de produtos automotivos, indústria 4.0 e internet das coisas.
Os cursos têm uma carga horária de 360 horas, com previsão de início em 1º de março. Os interessados podem fazer as inscrições no site SENAI - FIEMG até 19 de fevereiro. Os cursos serão ministrados no turno da noite, nas unidades do SENAI na capital Belo Horizonte, no Bairro Horto; Contagem, no Centro de Desenvolvimento da Indústria 4.0; e nas sedes da instituições nas cidades de Divinópolis, Juiz de Fora, Ipatinga, Itabira, Itajubá, Montes Claros, Pouso Alegre, Sete Lagoas, Uberaba e Uberlândia.
Responsável pela área de automação industrial do SENAI de Minas Gerais, Caio César de Oliveira Nascimento destaca que os cursos têm uma filosofia de atender a indústria como um todo.
TEC/SONORA: Caio César de Oliveira Nascimento, do SENAI-MG
“A proposta não é atacar um ou outro setor, a proposta do SENAI é ser auxílio de formação para indústria brasileira como um todo. Dentro do setor industrial se tem uma mistura, sinergia de várias áreas e isso é reado para os alunos no nosso dia a dia. Os alunos não saem apenas com a formação técnica, mas para ter capacidade de gestão, planejamento, algumas atividades que o próprio SENAI promove possibilita que os alunos de um determinado curso tenham contatos com áreas de conhecimentos diferentes do curso dele.”
LOC.: Aluno do curso técnico em modelagem de vestuário no SENAI HORTO de Belo Horizonte, Rafael Viriato Dias destaca a relevância dos cursos profissionalizantes oferecidos pelo SENAI em todo país para a indústria.
TEC/SONORA: Aluno do curso técnico em modelagem de vestuário, Rafael Viriato Dias
“Vejo tanto nas nossas aulas práticas, quanto nas aulas teóricas e mesmo nas falas dos professores dentro de sala de aula, que nossa formação é toda baseada em nos preparar, nos profissionalizar para indústria, para que a gente possa ser inserido no mercado industrial do nosso país. E uma coisa muito interessante também é que o SENAI, juntamente com a FIEMG, fazem um estudo de quais são as profissões que estão em falta dentro do mercado, para que ele possa direcionar os cursos que vão ser ofertados justamente para poder suprir e capacitar os jovens e adultos do nosso país”.
LOC.: Para saber mais sobre todas as informações sobre a especialização técnica de Nível Médio do SENAI, basta ar o site: www.sistemafibra.org.br/senai/.
Reportagem, Lúcio Flávio