LOC.: Desde quando as primeiras doses da vacina contra à Covid-19 começaram a chegar ao Brasil, uma das dúvidas da população era sobre quanto tempo alguém deveria esperar para ingerir bebida alcoólica após a imunização. Esse foi um dos assuntos abordados pelo portal brasil61.noticiasdoacre.com em 2021.
No mês de maio, a Fundação Oswaldo Cruz informou, por meio de nota, que não foi identificada nenhuma interação entre a vacina AstraZeneca e o consumo de bebidas alcoólicas nos estudos clínicos já realizados. Além disso, por não ser uma avaliação prevista nas pesquisas, não há qualquer informação sobre essa interação na bula da vacina, de acordo com a Fiocruz.
Voltamos a ouvir especialistas sobre o assunto e atualmente a resposta da infectologista Ana Helena Germoglio é que beber moderadamente depois de tomar a vacina não causa nenhum problema.
TEC./SONORA: Ana Helena Germoglio, infectologista
“Tudo deve ser feito com moderação. As pessoas que têm gestão crônica de álcool vão ter uma resposta à vacina contra a Covid19 ou a qualquer outra vacina aquém do desejado. Isso porque eles têm uma verdadeira redução da atividade do sistema imune. Mas, para as pessoas que ingerem álcool com moderação, que bebem socialmente, não tem problema nenhum. Pode, inclusive, beber álcool no dia da vacinação.”
LOC.: A diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações, Flávia Bravo, explica que após tomar a vacina contra a Covid-19, não é necessário fazer repouso ou evitar pegar peso. Mas é preciso ter atenção, caso apareçam efeitos adversos.
TEC./SONORA: Flávia Bravo, diretora da SBIm.
“Você deve respeitar se tiver algum evento adverso: se tiver febre, se tiver mal-estar; tratando os sintomas. O mesmo vale para quem tem comorbidade: dedicar atenção e o cuidado específico a sua comorbidade.”
LOC.: Apesar disso, os cuidados contra o coronavírus devem continuar mesmo após a vacinação, já que nenhum imunizante é 100% eficaz e, portanto, parte das pessoas vacinadas ainda são capazes de pegar e transmitir o vírus.
Reportagem, Marquezan Araújo