LOC.: Quase metade das indústrias brasileiras já possuem projetos ou planos de ecoinovação. Uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria, a CNI, aponta que 47% das indústrias no país atuam para inovar em processos, técnicas e práticas que reduzam seu impacto ambiental. Conforme o levantamento, 30% das empresas brasileiras estão executando projetos na área, enquanto 17% têm projetos aprovados prontos para começar. Além disso, 28% das empresas já estão realizando estudos iniciais para implementar estratégias de ecoinovação
Para a diretora de Inovação da CNI, Gianna Sagazio, os resultados da pesquisa indicam que a implantação de estratégias de ecoinovação podem impulsionar a competitividade industrial no Brasil.
TEC./SONORA: Gianna Sagazio, diretora de Inovação da CNI
“ A ecoinovação é a inovação que não impacta o meio ambiente e o Brasil tem várias vantagens em bioeconomia, economia circular, em energias renováveis e descarbonização. Então, a gente pode aproveitar isso para alavancar uma estratégia nacional que possa impulsionar o Brasil a se tornar um país mais inovador, dentro dos parâmetros que estão sendo discutidos hoje para o comércio internacional, para a competitividade”.
LOC.: A diretora de inovação da CNI completa que é necessário mais recursos para pesquisa, desenvolvimento e inovação. Ela cita como uma das medidas para aumentar os investimentos o projeto que moderniza a Lei do Bem.
Para o relator do projeto, o deputado federal Vitor Lippi, do PSDB de São Paulo, a ecoinovação é uma agenda da industria que está entre as prioridades do governo.
TEC./SONORA: Vitor Lippi (PSDB-SP), deputado federal
“Essa questão da ecoinovação é um aperfeiçoamento interno do seu produto, que é relacionado, por exemplo, a descarbonização. Há hoje uma prioridade no governo de priorizar a neoindustrialização. Quer dizer, essa questão da inovação sempre buscando a descarbonização e a redução dos seus resíduos, através da economia circular”.
LOC.: O projeto está em tramitação na Câmara dos Deputados. A Lei do Bem é hoje o principal instrumento de estímulo às atividades de pesquisa no setor empresarial. As empresas beneficiadas pela lei investiram mais de R$ 35 bilhões em projetos de inovação em 2022, segundo o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
Reportagem, Landara Lima