LOC.: Os candidatos pré-selecionados na primeira chamada do processo seletivo do Programa Universidade para Todos (Prouni) têm até o dia 16 de março para comprovarem as informações. Esse processo teve início ne terça-feira, 7 de março.
O resultado da primeira chamada do processo seletivo, equivalente ao primeiro semestre de 2023, está disponível no ounico.mec.gov.br/prouni e nas instituições de ensino participantes.
O Programa Universidade para Todos foi criado pelo Ministério da Educação, com o intuito de oferecer bolsas de estudos integrais ou parciais em instituições particulares de educação superior com cursos de graduação e sequenciais de formação específica, para estudantes de baixa renda e que tenham cursado o ensino médio exclusivamente em escolas públicas.
A estudante de enfermagem, Antonia Aurélia Teixeira, de 19 anos, conseguiu entrar para a faculdade no segundo semestre de 2022 com a ajuda do ProUni e conta que se sentiu muito feliz, pois seria um sonho se tornando realidade.
TEC./SONORA: Antonia Aurélia Teixeira - estudante
"Com ele eu pude ingressar na faculdade que eu queria, porque eu não teria condições de mudar de cidade, também não teria condições de pagar uma faculdade e o ProUni foi essencial para que eu pudesse ingressar no curso que eu queria e perto de onde eu moro”
LOC.: Os interessados no programa devem ter participado da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com no mínimo 450 pontos na média das notas e não ter zerado a redação.
Para concorrer à bolsa integral, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. Para a bolsa parcial (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.
Os demais requisitos que devem ser atendidos pelos candidatos são: ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou privada com bolsa integral da própria escola; ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola privada e ser pessoa com deficiência.
Professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrante de quadro de pessoal permanente de instituição pública, também poderão se inscrever no programa, mas exclusivamente nos cursos de licenciatura. Nesses casos, não há requisitos de renda.
Fique atento às datas. O prazo para a comprovação das informações fornecidas pelos selecionados da primeira chamada, vai até o dia 16 de março. No dia 21 sairá o resultado da segunda chamada e o prazo para a comprovação das informações é até o dia 30.
No dia 5 de abril iniciam as inscrições para participar da lista de espera. Essas inscrições vão apenas até o dia 6. Do dia 10 ao dia 19, será feita a divulgação da lista de espera e também será o prazo para o envio da comprovação de informações.
Reportagem, Sophia Stein