LOC.: Os produtores e proprietários rurais da Mantiqueira interessados em fazer a recuperação de áreas degradas em suas propriedades podem, além dos ganhos ambientais, ter retorno financeiro. Isso porque uma parceria entre a The Nature Conservancy, a TNC Brasil, e o Mercado Livre oferece incentivos para quem promove a restauração florestal.
Segundo o gerente adjunto de Conservação da TNC Brasil, Gilberto Tiepolo, os produtores e proprietários habilitados no projeto de carbono recebem, a cada 12 meses, 300 reais por hectare restaurado pelo projeto. Esse pagamento é feito por cinco anos e, depois disso, eles am a receber pelo sequestro de carbono.
Os contratos têm duração 10 anos e Gilberto explica o que devem fazer os produtores e proprietários rurais de Arapeí, Bananal, Barra Mansa, Comendador Levy Gasparian, Itatiaia, Paraíba do Sul, Paty do Alferes, Quatis, Queluz, Resende, Rio das Flores, São José do Barreiro, Três Rios e Valença interessados em participar do projeto.
TEC./SONORA.: Gilberto Tiepolo, gerente adjunto de Conservação da TNC Brasil.
“O produtor que tiver ao menos um hectare de área ível de regeneração deve procurar a Crescente Fértil, que é a nossa organização parceira na região, para verificar se atende a todos os requisitos necessários e receber o assessoramento técnico adequado.”
LOC.: O contato com a Crescente Fértil pode ser feito pelo whatsapp DDD 24 9-9262-8747, repetindo 24 99262-8747.
Uma vez habilitados, proprietários e produtores recebem insumos como madeira e arame para cercar a área que será restaurada. O gerente da TNC Brasil, conta que a região escolhida para o projeto tem alto potencial de regeneração e em muitos casos, basta isolar a área para que a floresta volte a se regenerar.
TEC./SONORA.: Gilberto Tiepolo, gerente adjunto de Conservação da TNC Brasil.
“As árvores vão crescendo e vão acumulando carbono nos troncos, nas folhas, na biomassa da floresta. Nós podemos quantificar o quanto de carbono está acumulando. E isso pode ser convertido em um crédito de carbono, que gera recurso para o projeto para implementar essas ações e também para realizar o pagamento do serviço ambiental dos proprietários rurais”
LOC.: O produtor rural do Sítio Bocaina, em Resende, no Rio de Janeiro, Luiz Ricardo Alves, cultiva frutas orgânicas. Ele destinou sete hectares e meio da propriedade ao projeto de carbono na Mantiqueira.
TEC./SONORA.: Luiz Ricardo Alves, produtor rural.
“Não interferiu em nada com a nossa produção de orgânico. Pelo contrário, valorizou, aumentou o valor agregado em nossas frutas, porque elas, além de serem orgânicas, são produzidas dentro de uma propriedade que tem compromisso com o sequestro de carbono.”
LOC.: A meta da TNC e do Mercado Livre com essa parceria é promover a restauração de uma área de dois mil 717 hectares, o equivalente em tamanho a cerca de 10% da área do Parque de Itatiaia.
Reportagem, Angélica Córdova