Voltar

ou

Cadastro de mídia
Luis Ricardo e Grice Faria, produtores rurais. Foto: Arquivo Pessoal
Luis Ricardo e Grice Faria, produtores rurais. Foto: Arquivo Pessoal

Projeto Carbono incentiva produtores na regeneração de suas propriedades

A meta é promover a restauração de 2.717 hectares na área de influência da Mantiqueira


Parceria entre a The Nature Conservancy, TNC Brasil, e o Mercado Livre oferece insumos para produtores e proprietários rurais restaurarem parte de suas propriedades por meio da regeneração natural. A meta é promover a restauração de 2.717 hectares da região de influência da Mantiqueira, o equivalente a 17 vezes o tamanho do Parque do Ibirapuera, em São Paulo. A ação contribui com os objetivos do Plano Conservador da Mantiqueira, do qual a TNC participa, juntamente a WRI Brasil, SOS Mata Atlântica, WWF e Agência Nacional de Águas (ANA), entre outras organizações. 

Além de insumos necessários ao isolamento da área que se comprometeu a regenerar, como arame e madeira para fazer cercas, o proprietário rural também recebe pagamentos por serviços ambientais. É o que explica o gerente adjunto de Conservação da TNC Brasil, Gilberto Tiepolo.

“O produtor e o proprietário rural vão receber um investimento na propriedade, vão receber assistência técnica, vão receber todo o insumo para fazer o cercamento dessas áreas. Isso é um investimento relevante para a propriedade deles. Além de financiar toda a implementação, o produtor também será remunerado financeiramente por meio do pagamento por serviço ambiental.”

Os contratos têm duração de dez anos e, durante os cinco primeiros, o produtor receberá o incentivo de R$ 300 por hectare restaurado pelo projeto, a cada 12 meses, para manter isoladas as áreas de intervenção.

Crédito de carbono

Com a possibilidade de geração de carbono a partir da regeneração das áreas e de certificação para a compensação de carbono, os produtores e proprietários rurais também recebem um percentual dos créditos de carbono gerados em suas terras.

“Uma vez restaurando, promovendo a regeneração natural dessas áreas, elas vão crescer, as florestas vão se estabelecer, e isso captura carbono da atmosfera, por meio da fotossíntese. Então, as árvores vão crescendo e vão acumulando carbono nos troncos, nas folhas, na biomassa da floresta. Nós podemos quantificar o quanto de carbono está acumulando. E isso pode ser convertido em créditos de carbono, que gera recurso para o projeto para implementar essas ações e também para realizar o pagamento do serviço ambiental dos proprietários rurais”, explica o gerente adjunto de Conservação da TNC Brasil.

Segundo Gilberto Tiepolo, as áreas escolhidas têm alto potencial para restauração. Ele acrescenta que, em muitos casos, basta isolar a área para que a floresta se regenere.

“Muitas vezes é necessário só tirar o fator que está degradando essa área. Muitas vezes é um gado que está se juntando nessa área. Então, uma vez que se isola e tira esse fator de degradação, essas florestas naturalmente voltam. E a importância de gerar esse serviço ambiental é ter uma propriedade mais sustentável, que vai ter um valor muito maior.”

Quem pode participar

O projeto é voltado a todos os produtores e proprietários rurais da área de influência da Mantiqueira que possam destinar pelo menos um hectare para a iniciativa de regeneração. 

Há dez anos, o produtor rural do Sítio Bocaina, em Resende, no estado do Rio de Janeiro, Luiz Ricardo Alves, já isola cerca de 90% de suas terras para a regeneração e o restante usa para plantar frutas orgânicas. Recentemente, ele destinou 7,5 hectares de sua propriedade ao projeto de carbono.

“Nós assinamos o contrato em dezembro. Já recebemos a ajuda de custo por hectare/ano da área que está destinada ao projeto. Não interferiu em nada com a nossa produção de orgânico. Pelo contrário, valorizou, aumentou o valor agregado em nossas frutas, porque elas, além de serem orgânicas, são produzidas dentro de uma propriedade que tem compromisso com o sequestro de carbono.” 

Como participar

Os  produtores e proprietários rurais dos municípios de Arapeí (SP), Bananal (SP), Barra Mansa (RJ), Comendador Levy Gasparian (RJ), Itatiaia (RJ), Paraíba do Sul (RJ), Paty do Alferes (RJ), Quatis (RJ), Queluz (SP), Resende (RJ), Rio das Flores (RJ), São José do Barreiro (MG), Três Rios (RJ) e Valença (RJ) interessados  em  fazer  a  recuperação  de áreas degradadas podem, além dos ganhos ambientais, ter retorno financeiro  ao  participarem  do  projeto  de  carbono  desenvolvido  em  parceria  pela  TNC e o Mercado Livre.  

Para participar, o interessado deve  procurar  a  Crescente  Fértil, que é a organização parceira na região, para verificar se atende a todos os requisitos necessários e receber o assessoramento técnico adequado. O contato com a Crescente Fértil pode ser feito pelo WhatsApp +55 24 99262-8747 ou pelo e-mail [email protected]. “É uma  parceria  de  ganha-ganha  em  todos os sentidos e o proprietário rural é fundamental nessa parceira”, finaliza Gilberto Tiepolo.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.

LOC.: Os produtores e proprietários rurais da Mantiqueira interessados em fazer a recuperação de áreas degradas em suas propriedades podem, além dos ganhos ambientais, ter retorno financeiro. Isso porque uma parceria entre a The Nature Conservancy, a TNC Brasil, e o Mercado Livre oferece incentivos para quem promove a restauração florestal.

Segundo o gerente adjunto de Conservação da TNC Brasil, Gilberto Tiepolo, os produtores e proprietários habilitados no projeto de carbono recebem, a cada 12 meses, 300 reais por hectare restaurado pelo projeto. Esse pagamento é feito por cinco anos e, depois disso, eles am a receber pelo sequestro de carbono.

Os contratos têm duração 10 anos e Gilberto explica o que devem fazer os produtores e proprietários rurais de Arapeí, Bananal, Barra Mansa, Comendador Levy Gasparian, Itatiaia, Paraíba do Sul, Paty do Alferes, Quatis, Queluz, Resende, Rio das Flores, São José do Barreiro, Três Rios e Valença interessados em participar do projeto.

TEC./SONORA.: Gilberto Tiepolo, gerente adjunto de Conservação da TNC Brasil.
 

“O produtor que tiver ao menos um hectare de área  ível  de  regeneração  deve  procurar  a  Crescente  Fértil, que é a nossa organização parceira na região, para verificar se atende a todos os requisitos necessários e receber o assessoramento técnico adequado.” 


LOC.: O contato com a Crescente Fértil pode ser feito pelo whatsapp DDD 24 9-9262-8747, repetindo 24 99262-8747.

Uma vez habilitados, proprietários e produtores recebem insumos como madeira e arame para cercar a área que será restaurada. O gerente da TNC Brasil, conta que a região escolhida para o projeto tem alto potencial de regeneração e em muitos casos, basta isolar a área para que a floresta volte a se regenerar.

TEC./SONORA.: Gilberto Tiepolo, gerente adjunto de Conservação da TNC Brasil.
 

“As árvores vão crescendo e vão acumulando carbono nos troncos, nas folhas, na biomassa da floresta. Nós podemos quantificar o quanto de carbono está acumulando. E isso pode ser convertido em um crédito de carbono, que gera recurso para o projeto para implementar essas ações e também para realizar o pagamento do serviço ambiental dos proprietários rurais” 


LOC.: O produtor rural do Sítio Bocaina, em Resende, no Rio de Janeiro, Luiz Ricardo Alves, cultiva frutas orgânicas. Ele destinou sete hectares e meio da propriedade ao projeto de carbono na Mantiqueira.

TEC./SONORA.: Luiz Ricardo Alves, produtor rural.
 

“Não interferiu em nada com a nossa produção de orgânico. Pelo contrário, valorizou, aumentou o valor agregado em nossas frutas, porque elas, além de serem orgânicas, são produzidas dentro de uma propriedade que tem compromisso com o sequestro de carbono.” 


LOC.: A meta da TNC e do Mercado Livre com essa parceria é promover a restauração de uma área de dois mil 717 hectares, o equivalente em tamanho a cerca de 10% da área do Parque de Itatiaia. 

Reportagem, Angélica Córdova