LOC.: Poço Redondo, no Alto Sertão sergipano, foi palco de uma importante avanço nesta quarta-feira, 15 de maio, para a segurança hídrica da população./ O município teve a de um Termo de Execução Descentralizada para receber novos sistemas de dessalinização do Programa Água Doce, iniciativa do Governo Federal coordenada pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional./ O projeto, em parceria com o INCRA, tem um investimento de 6 milhões de reais./ A meta é instalar 10 novos dessalinizadores em assentamentos e territórios quilombolas de Sergipe, onde o o à água potável ainda é difícil./ O secretário nacional de Segurança Hídrica, Giuseppe Vieira, destacou a prioridade dada ao tema.
SONORA GIUSEPPE (0:44 à 1:27) “Então, a iniciativa desse projeto é para que a gente possa, com os recursos do Água Doce, proporcionar para que os assentamentos onde foram perfurados poços e esses poços deram água salinizada, salubra, com péssima condição para o seu consumo, ser instalado equipamento de desalinização que, após todo o processo que esse equipamento realiza, deixar a água em condição adequada, em condição de potabilidade para o consumo da população, da população orientada pelo Ministro Valdez e pelo Presidente Lula, que é a população que mais precisa é que a gente tem que ter uma maior atenção, um maior carinho, um maior cuidado”
Dulce Irene Dias, de 57 anos, é agricultora e moradora de Poço Redondo, e relata que perfurou um poço com o dinheiro de uma herança, mas a água encontrada era salobra./
SONORA DULCE (0:57 à 1:16 e 2:04 a 2:13) “Aí, meu pai faleceu, eu tive uma herança de 5 mil, aí mandei cavar esse poço. (1:05) Meu genro me ajudou, aí abri o poço. Só que estão um pouco salobres. (1:11) A gente está dando gado, mas bebe a poça”
“Eu agradeço muito. Chegando esse programa vai aliviar muita gente, muita gente. Lá mesmo tem eu e tem o meu vizinho que tem esse poço”
LOC 3: Desde sua criação, em 2011, mais de 1.100 sistemas de dessalinização foram implantados no semiárido brasileiro, beneficiando diretamente 280 mil pessoas./ Em Sergipe, os investimentos já ultraam R$ 23 milhões, com previsão de novas entregas até 2026./ Para saber mais sobre as ações do Governo Federal em segurança Hídrica, e midr.gov.br ./ Reportagem, Mayra Christie.///