LOC.: A partir de agora, estados, municípios e entidades que atuam com projetos de assistência social e que recebem recursos públicos terão maior flexibilização no uso da verba de assistência social para a aquisição de equipamentos e veículos para atender beneficiados nos mais diversos programas sociais.
A autorização está na Portaria 104 barra 2024 do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome divulgada na semana ada.
O documento amplia a lista destes equipamentos e veículos que poderão ser comprados por meio dos recursos transferidos por meio do Sistema Único de Assistência Social (Suas), cuja compra era permitida anteriormente apenas na rubrica de custeio e não de investimentos.
Para o especialista em orçamento público, não haverá impacto nos orçamentos municipais nem o federal porque estes recursos já estavam previstos na dotação orçamentária deste ano.
TEC./SONORA: Cesar Lima, especialista em orçamento público
“E essa portaria taí ajustando, amplia um pouco e ajusta alguns outros equipamentos que podem ser adquiridos a depender do serviço de assistência social prestados, se é assistência social básica, se é assistência social mais avançada.”
LOC.: Prefeito do município de Rio Preto da Eva, no interior do Amazonas, e presidente da Associação Amazonense de Municípios (AAM), Anderson Souza, do União Brasil, comemora a medida porque flexibiliza o uso da verba para a aquisição de materiais que são urgentes para a assistência social, mas que estavam encaixados em outros projetos básicos.
TEC./SONORA: Prefeito Anderson Souza, Rio Preto da Eva (AM)
“Pra nós do Estado do Amazonas e o povo do Rio Grande do Sul que estão ando por essa cheia e nós aqui, nos preparando pra estiagem, vai ser muito importante na medida em que houver verba.”
LOC.: A Portaria 104 barra 2024 foi assinada pelo secretário nacional de Assistência Social, André Quintão, e publicada na semana ada no Diário Oficial da União.
Reportagem Valéria Costa