LOC.: Mesmo com a folia suspensa em muitas cidades do Brasil, a expectativa da Polícia Rodoviária Federal é de aumento no número de veículos circulando nas estradas durante o carnaval. Por isso, entre os dias 25 de fevereiro e 02 de março, a PRF vai intensificar o número de policiais e ações nas rodovias do País.
A empresária Glaucia Moura, de 51 anos, costuma aproveitar o feriado para descansar com a família. Ela conta como é a rotina de viagens de carro.
TEC./SONORA: Gláucia Moura, empresária
“A gente normalmente faz revisão no carro, olha óleo, Olha pneus, calibra os pneus. A documentação tá tudo em dia e tal. Manda lavar o carro pra viajar. Pede pros meninos já deixarem todas as malas porque a família é grande, tudo organizado, já deixa tudo lá, as malas, né?”
LOC: A lei seca será foco das ações de Carnaval. A PRF lançou uma campanha para reforçar que bebida e direção são uma combinação que pode levar à morte. A legislação brasileira não tem tolerância quanto ao consumo de álcool e direção. A multa para a combinação chega a quase 3 mil reais.
No ano de 2020, cerca de 3 mil e 400 multas foram aplicadas a motoristas que dirigiam após ingerir bebida alcoólica. 141 acidentes foram registrados no período envolvendo condutores que haviam bebido. O coordenador-geral de Segurança Viária da PRF, M. Camargos, explica a operação.
TEC./SONORA: M Camargos, coordenador-geral substituto de Segurança Viária da PRF
“Com o foco de, com a presença policial inibir o maior número de infrações que causam um maior índice de letalidade no trânsito. Como por exemplo, alcoolemia, ultraagem e uso do celular ao volante. Importante ressaltar que as ações da PRF tem, não só a fiscalização, mas também a educação para o trânsito.”
LOC.: Se você vai viajar neste carnaval, não deixe de conferir os pneus, estepe, itens de segurança e luzes do carro. Crianças com menos de 7 anos devem ser conduzidas em cadeirinhas e todas as pessoas que estão no carro precisam ter documento de identificação pessoal.