LOC.: Economia de recursos hídricos no Espírito Santo. Esse será o resultado de uma parceria entre o governo do estado e a empresa ArcelorMittal Tubarão, produtora de aço, que vai construir uma nova estação de tratamento de esgoto.
O novo projeto prevê a utilização de água de reuso para fins industriais, como explica o gerente de Parceria Público-Privada da Companhia Espírito Santense de Saneamento, Douglas Couzi.
TEC./SONORA: Douglas Couzi, gerente de Parceria Público-Privada da Cesan
“A construção da nova estação de tratamento vai gerar uma vazão de água de reuso de até 200 litros por segundo, promovendo, assim, a economia do recurso hídrico, pois a indústria ará a utilizar esgoto tratado e adaptado para suas atividades, em vez de usar a água que vem do manancial.”
LOC.: Couzi afirma, ainda, que a iniciativa representa uma economia de 10% na captação de água do rio Santa Maria da Vitória. A ideia é criar um novo sistema de tratamento para substituir o que vigora na Estação de Tratamento de Esgoto Camburi.
TEC./SONORA: Douglas Couzi, gerente de Parceria Público-Privada da Cesan
“É um sistema arcaico, que ocupa uma área nobre e extensa, além de o efluente não ter a qualidade necessária para a utilização como água de reuso industrial, apesar de atender às exigências ambientais de lançamento.”
LOC.: O Termo de Compromisso também estabelece a doação, pela ArcelorMittal Tubarão, de uma área de 11 mil m², na região do bairro São Geraldo, em Serra, para a construção da nova Estação de Tratamento de Esgoto.
Reportagem, Marquezan Araújo