Diferentemente do lixo normal, o lixo eletrônico precisa de descarte especial. Para isso, 25 capitais brasileiras têm, desde o ano ado, as chamadas centrais de Logística Reversa de Eletroeletrônicos.
Nesses locais, é possível descartar corretamente itens como fone de ouvido e até mesmo microondas ou geladeira.
De acordo com a lei que criou a Política Nacional de Resíduos Sólidos no país, o processo chamado de “logística reversa” é definido como um instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios para a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial. Sergio de Carvalho Mauricio, presidente da Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos, a ABREE, explica que além da sustentabilidade, a logística reversa contribui com o desenvolvimento econômico, ao gerar empregos.
Esse processo como um todo envolve várias etapas de transporte, de armazenamento e finalmente operações e desmontagem. O que naturalmente gera empregos para transportadores, para operadores que vão efetivamente trabalhar no sistema. Também é um componente social bastante importante à medida que ele permite remuneração para as associações de catadores, para cooperativas que hoje já fazem o recolhimento desses materiais junto às autarquias responsáveis pela limpeza urbana junto aos municípios, contribuindo para remoção desses materiais do meio ambiente.”
Atualmente são mais de 3 mil pontos de coleta desse tipo de resíduo em todo o país, espalhados por mais de mil municípios. Dados do Ministério do Meio Ambiente apontam que mais de mil toneladas de resíduos desse tipo foram recebidas no ano ado. O número é 75 vezes maior do que o que havia sido arrecadado nos três anos anteriores.
Nosso objetivo é realmente levar essas centrais a todas as regiões do país, garantindo que os pontos de coleta regionais para esses produtos que são descartados pelo consumidor final, possam ser consolidados e finalmente transportados para as unidades que vão processar esse material.
Para fazer o descarte correto desse tipo de resíduo, é possível buscar, no site da ABREE, o ponto de coleta mais próximo. Basta colocar o CEP da residência e verificar a lista completa dos produtos que podem ser descartados, no site da Associação. Para saber mais e o www.brasil61.noticiasdoacre.com