LOC.: O número de empregos no setor de energia solar térmica deve crescer 22% em 2022. É o que prevê a Associação Brasileira de Energia Solar Térmica, a Abrasol. Atualmente, o ramo emprega 42 mil trabalhadores direta e indiretamente. Desses, 6 mil foram itidos em 2021 devido ao aumento da demanda.
Ainda segundo a Abrasol, o setor deve crescer em torno de 30% este ano. O professor de Engenharia Elétrica da Universidade de Brasília, Ivan Camargo, defende que a energia solar térmica seja cada vez mais utilizada para racionalizar o consumo de energia elétrica, em um país tropical como o Brasil.
TEC./SONORA: Ivan Camargo, professor de Engenharia Elétrica da UnB.
“Muita gente, assim como eu, considera um desperdício usar energia elétrica para esquentar água. Portanto, usar a energia térmica solar, em um país como o nosso, que tem muito sol e muito calor, é uma forma de racionalizar o uso da energia. Isso de certa forma explica esse crescimento do uso da energia térmica no nosso país.”
LOC.: Para atender ao aumento da produção de energia solar térmica, o presidente da Abrasol, Luiz Antonio dos Santos Pinto, recomenda capacitar a mão de obra do setor.
TEC./SONORA: Luiz Antônio dos Santos Pinto, presidente da Abrasol.
“O aquecedor solar é um produto técnico. Não é um eletrodoméstico que pluga na tomada e põe para funcionar. Existe todo um conhecimento, desde o dimensionamento, projeto, instalação e manutenção. Então, o profissional que vai fazer essa instalação precisa observar muitos dados. Os coletores solares térmicos e o reservatório térmico solar precisam estar em determinadas posições, para poder ter um melhor desempenho, principalmente no inverno. Alinhamento de tubulação, isolamento térmico, tudo isso afeta a eficiência do produto.”
LOC.: Para dar apoio aos trabalhadores e empresas do setor solar térmico, a Abrasol disponibiliza o programa de treinamento Certificasol. Por meio digital, são oferecidos cursos de gestão financeira, gestão de vendas técnicas, instalação de sistemas de aquecimento solar e sistemas de aquecimento solar de água para processos industriais. Interessados podem ar o site www.certificasol.com.br.
Reportagem, Paloma Custódio