LOC.: Pelo menos oito estados brasileiros estão aptos a realizar a transação de compra e venda de veículos por meio digital. Trata-se de uma nova funcionalidade da Carteira Digital de Trânsito, a CDT. Até o momento, aderiram à novidade os estados do Ceará, Acre, Paraná, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Roraima e Rio Grande do Norte.
A iniciativa permite a transação comercial sem a de contrato em papel e o reconhecimento de firma em cartório. A ideia é usar a digital do gov.br e biometria facial.
Segundo o diretor de Serviços Públicos Digitais, do Ministério da Economia, Luiz Miyadaira, a segurança que se tinha no processo físico também está presente no digital.
TEC. SONORA: Luiz Miyadaira, diretor de Serviços Públicos Digitais do Ministério da Economia
“Porque eu quero ter segurança jurídica e também de que eu não estou ando o carro por um estelionatário. No digital, a figura muda porque eu não estou vendo você. Então a forma de eu ganhar segurança e aí, muitas vezes uma segurança até maior do que o físico. Porque a gente faz a sua biometria a gente valida a sua biometria através desses níveis de conta. Então é a forma que a gente tem é um balcão digital praticamente, o aplicativo Gov BR. Ele a partir de movimentos, uma foto sua, eu sei que você tá viva e eu sei que você é você.”
LOC: O coordenador da pós-graduação em Inteligência de Ameaças Cibernéticas do Instituto Daryus de Ensino Superior Paulista (IDESP), Thiago Bordini, entende que as facilidades virtuais são positivas, mas é preciso que os usuários fiquem atentos para evitar cair em golpes.
TEC./SONORA: Thiago Bordini, coordenador da pós-graduação em Inteligência de Ameaças Cibernéticas do IDESP
“Ter a certeza de que se está fazendo um negócio com uma pessoa idônea, ou se realmente se trata de uma empresa, procurar mais informações, ver o processo com atenção, não utilizar links ou aplicativos que não sejam oficiais do governo. Além disso, confirmar se as informações estão corretas, se o veículo realmente está indo para a pessoa que comprou, se os dados estão corretos e se essa negociação de fato faz sentido.”
LOC.: O aplicativo da CDT está disponível na App Store e Google Play. O veículo precisa ter documento emitido após o dia 4 de janeiro de 2021. Para realizar a negociação digital, o interessado deve registrar a intenção de venda no CDT.
Daí em diante, o Detran vai gerar a Autorização Eletrônica para Transferência de Propriedade de Veículo. Depois, vendedor e comprador são notificados pelo aplicativo. A confirmação precisa de autorização com biometria facial. No último o, será agendada uma vistoria no Detran local para encerrar o processo.
Reportagem, Marquezan Araújo