LOC.: O Ministério da Cultura, por meio da Secretaria do Audiovisual, divulgou o resultado final dos editais de curtas-metragens de diretores estreantes. Foram trinta projetos selecionados que receberão bolsas no valor de cento e quarenta mil reais, cada um.
No total, quatro milhões e duzentos mil reais serão destinados para produções dirigidas por pessoas negras, indígenas, mulheres cis e transgênero, além de curtas com a temática infantil.
Os editais contemplaram projetos de estados como do Mato Grosso, Alagoas, Pará, Pernambuco, Santa Catarina, Amazonas, Roraima, Bahia, entre outros.
No Curta Afirmativo, dentre as dez propostas selecionadas, cinquenta por cento serão dirigidas por pessoas negras (pretas e pardas) e cinquenta por cento por pessoas indígenas. Já no Curta Mulheres, dentre as dez propostas selecionadas, cinquenta por cento serão dirigidas por mulheres negras e indígenas. No Curta Criança, sessenta por centro das propostas selecionadas serão dirigidas por pessoas negras (pretas e pardas) e indígenas.
O diretor de formação e inovação da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, Rodrigo Antônio, destaca a importância dessa política de ação afirmativa na estrutura do órgão.
TEC/SONORA: Rodrigo Antônio, diretor do Ministério da Cultura
"Fizemos ao longo de 2023 o levantamento da trajetória dessa política que já contou com mais de vinte e oito editais e foi fundamental ao longo das décadas para a inserção de novas pessoas realizadoras no mercado audiovisual brasileiro. Então é uma política que pra gente representa a reestruturação do Ministério da Cultura, que é descentralizar os modos de fazer e pensar cultura no Brasil, mas principalmente, que esses modos de fazer nos apontem para um imaginário de país mais plural, representativo e que essas imagens de um audiovisual brasileiro nos tragam possibilidades de pertencimento aos diversos grupos que compõem a nossa sociedade".
LOC.: Para saber mais, e o site do Ministério da Cultura em www.gov.br/cultura. Esta é uma realização do Ministério da Cultura e da Secretaria do Audiovisual.