LOC: O governo deve liberar nos próximos dias R$ 9 milhões e duzentos e cinquenta mil reais para serem investidos na estruturação da Agência Nacional de Mineração, a ANM. Os recursos foram anunciados pelo deputado federal Zé Silva, do Solidariedade de Minas Gerais, presidente da Frente Parlamentar da Mineração Sustentável.
Segundo ele, o dinheiro está sendo liberado em forma de suplementação orçamentária, em resposta à ação de vários integrantes da frente.
A assessoria da agência confirmou a liberação. O dinheiro será usado para estruturação e modernização do órgão.
Segundo o deputado Zé Silva, todos os integrantes da Frente Parlamentar da Mineração Sustentável estão comemorando a medida, porque será revertida em vários benefícios para o setor.
SONORA: Zé Silva, deputado federal e pres. da Frente Parlamentar da Mineração
"Deverá já estar publicado na próxima segunda-feira uma suplementação de 9 milhões para a Agência Nacional de Mineração. Nós sabemos que só isso não resolve, mas cada vitória para a estruturação da Agência Nacional de Mineração nós estamos comemorando - todos nós, membros parlamentares da Frente Parlamentar da Mineração Sustentável - porque nós sabemos que isso tudo será revertido em benefício da transição energética, na reindustrialização do Brasil, na redução da dependência do Brasil em relação à produção de fertilizantes e numa mineração cada vez mais sustentável e mais forte."
LOC: O presidente da Frente Parlamentar da Mineração Sustentável reconheceu o esforço do governo, no sentido de melhorar o trabalho e garantir que a ANM atenda melhor às necessidade do setor.
SONORA: Zé Silva, deputado federal e pres. da Frente Parlamentar da Mineração
“Desde de a criação da Frente Parlamentar da Mineração, a nossa primeira prioridade é a estruturação da Agência Nacional de Mineração. Não há perspectiva da mineração ser a âncora da transição energética brasileira, da reindustrialização do país e também de ser base para um agronegócio cada vez mais competitivo – porque a mineração é a fonte de produção de fertilizantes – sem a Agência estar estruturada com mais profissionais, profissionais valorizados, capacitados, e recursos para que ela tenha a tecnologia da informação para dar celeridade e também segurança jurídica.”
LOC: A Agência Nacional de Mineração é vinculada ao Ministério de Minas e Energia e tem a responsabilidade de fiscalizar e regular as atividades minerárias em todo o país, quanto à exploração e à gestão de recursos minerais pertencentes à União Federal.
Reportagem, José Roberto Azambuja