LOC.: Diante dos desafios para impulsionar o desenvolvimento econômico na Amazônia, o fortalecimento da gestão pública tem ganhado protagonismo. Foi com esse objetivo que gestores públicos e parlamentars e reuniram nesta sexta-feira, 11 de abril, em Macapá, durante o “Encontro Amapaense de Gestores Municipais”, promovido pelo Sebrae.
Entre os participantes, o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, destacou o compromisso do governo federal com políticas públicas voltadas às vocações e desafios locais.
SONORA
“Nós temos uma carteira de projeto aqui no Amapá muito forte. Só a Codevasf tem aqui, no Amapá, uma carteira de mais de 600 milhões de reais e deve chegar a 800 milhões esse ano, só da companhia de desenvolvimento, ligada ao ministério. Operamos no ministério com a Agência Nacional de Água, com o Sudam, com o Codevasf, de forma direta, e em parceria com tantos outros atores, como Caixa Econômica, com o Banco da Amazônia, com o Ministério de Desenvolvimento Agrário, com a Embrapa. Tem toda uma rede também do governo federal, que a gente opera aqui na política de desenvolvimento regional, na política de integração nacional.”
LOC - A iniciativa é importante para estimular o debate e a integração entre prefeitos, secretários, parlamentares, instituições financeiras e órgãos públicos. Segundo Waldez Goes, desenvolver a região Norte, tanto economicamente quanto regionalmente, é uma prioridade do Governo Federal.
SONORA
“Aqui, estamos juntos. Estou representando o governo do presidente Lula, que é um governo altamente atento às questões das políticas públicas, onde as pessoas vivem, onde estão, qual é o município, a possibilidade de desenvolver ou os desafios que existem, das vocações que existem. Então, o governo do presidente Lula trabalha focado nisso. Tenho uma missão redobrada, porque sou ministro da Integração e Desenvolvimento Regional.”
LOC - Para saber mais sobre as ações do Governo Federal em Desenvolvimento Regional e Territorial, e mdr.gov.br
Reportagem, Mayra Christie.