LOC : O Governo Federal realizou, nesta segunda-feira, 14 de abril, em Macapá, um mutirão de atendimento voltado para agricultores familiares. A ação aconteceu na Estação Agroecológica de Rurap, no Parque de Exposições da Fazendinha, e atendeu 100 famílias com emissão do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar e propostas de microcrédito.
Waldez Góes, ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, destacou a importância da integração entre os governos federal, estadual e municipal para ampliar o o ao crédito rural no Amapá.
Com olhar atento para o fortalecimento da agricultura familiar, o Governo Federal promoveu, nesta segunda-feira, 14 de abril, em Macapá, um mutirão para pequenos produtores.
Realizada na Estação Agroecológica de Rurap, a ação beneficiou 100 famílias com a emissão do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar, o CFA, e propostas de microcrédito.
O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes destacou a importância da atuação conjunta entre os governos federal, estadual e municipal para ampliar o o ao crédito rural no Amapá.
Sonora
“O problema não é dinheiro, tem muito dinheiro disponível para o microcrédito e tem compra garantida. O PAA está crescendo a cada dia, melhorando os valores, e essa sinergia entre agricultor, governo e prefeituras é decisiva para ampliar o crédito e a renda no campo.”
LOC : O evento faz parte de um conjunto de ações para fortalecer a agricultura familiar no estado, garantir segurança alimentar e geração de emprego e renda.
Rosilene Lemos, de 45 anos, é agricultora familiar no distrito do Maruanun, em Macapá, e dedica a vida ao trabalho no campo desde criança./ Casada e mãe de cinco filhos, ela celebrou o anúncio do microcrédito para reforçar a renda e melhorar a qualidade de vida da família.
Sonora
“Fiquei muito feliz com a notícia. É um momento de muita alegria, porque esse microcrédito vai ajudar na nossa renda. ando ele, nós vamos conseguir aumentar a nossa renda, e se alimentar bem, viver bem, porque sem renda está difícil.”
LOC : Além do mutirão, foi feito o anúncio do programa Desenrola do Campo, que permite renegociar dívidas antigas de produtores rurais, com descontos que chegam a 96%.
Eduardo Tavares, secretário de Fundos e Instrumentos Financeiros do MIDR, explica que o objetivo é garantir que mais pessoas sejam contempladas.
Sonora
“A ideia é que quem está pendurado, às vezes, está com uma pendência antiga, procure a gente, Rurap, que está sendo o nosso focal aqui no Estado, para orientar, para garantir que essa regularização, essas dívidas que estão pendentes possam sair.”
LOC : Para ar o microcrédito, a família precisa estar cadastrada no CAF, o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar. Os valores chegam a 15 mil reais para mulheres, 12 mil para homens e 8 mil reais para jovens da mesma família. Para saber mais sobre as ações do Governo Federal em Fundos e Instrumentos Financeiros, e Ministério do Desenvolvimento Regional
Reportagem, Mayra Christie