Brasil será país de honra no maior
evento mundial do mercado cinematográfico
O maior evento mundial do mercado internacional de cinema terá o Brasil como país de honra oficial este ano. O Marché du Film ocorre de 13 a 21 de maio, na França, durante o Festival de Cannes, que seguirá com sua edição número 78 até o dia 24 de maio.
Quem explica sobre a participação do Brasil no Marché du Film é a secretária do Audiovisual do Ministério da Cultura, Joelma Gonzaga.
Sonora Joelma Gonzaga
“O Brasil tem histórico relevante de participação em Cannes, tanto no festival, na programação de filmes, quanto no mercado. Todo ano uma delegação brasileira expressiva está presente e este ano, com o Brasil sendo convidado de honra a participação brasileira será ainda mais expressiva e certamente com um resultado para o cinema do Brasil ainda maior.”
Também considerado o principal evento comercial da indústria cinematográfica, o Marché du Film reúne mais de 15 mil participantes de todo o mundo. Joelma Gonzaga ressalta a importância desse reconhecimento para o cinema brasileiro:
Sonora Joelma Gonzaga
“Sobretudo neste ano e neste cenário, onde nós estamos com o cinema do Brasil no holofote mundial. São vários dias de um ambiente de negócios, com agentes do audiovisual do mundo inteiro, focados em suas agendas estratégicas.”
A participação brasileira no Marché du Film é organizada em parceria entre o MinC e o Ministério das Relações Exteriores, através do Instituto Guimarães Rosa (IGR) e da Embaixada do Brasil em Paris. Também participa a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
Essa articulação é destacada pela secretária:
Sonora Joelma Gonzaga
“Nós estamos desde 2023 trabalhando juntos em ações em prol da internacionalização do audiovisual e juntamos nossas forças para essa ação que faz parte do ano do Brasil na França, para essa presença brasileira nesse maior mercado do mundo, de um dos festivais mais importantes da história do cinema.”
Esta é uma realização do Ministério da Cultura em parceria com a Secretaria do Audiovisual (SAV). Para mais informações, e o site www.gov.br/cultura