LOC.: Moradores do município Leopoldina, localizado na Zona da Mata mineira, vão contar com transporte gratuito. O Projeto de Lei 55/2023 que institui o 'Programa Tarifa Zero' foi aprovado pela Câmara Municipal e sancionado pela prefeitura. Atualmente, o transporte público no município é realizado por concessão pública e custa R$ 3,50. Segundo a prefeitura, o serviço deve ser prestado pelo período inicial de dois anos, por empresa contratada em processo licitatório. A previsão é de que a medida e a funcionar ainda neste semestre.
Para o especialista em trânsito, Artur Carlos Morais, as vantagens de programas como o Tarifa Zero são inúmeras. Elas podem beneficiar tanto a população como os empregadores.
TEC./SONORA: Artur Carlos Morais, especialista em trânsito
“O transporte público é um serviço essencial à população. Com a tarifa zero, o empregador pode economizar em vale transporte e pode sim ser revertido em contratação de mais pessoas. A grande vantagem para a população é que ela vai poder se deslocar para os estudos, para atendimento de saúde, para o trabalho, para o lazer, sem precisar pagar uma tarifa, porque muitos não fazem isso hoje, porque não conseguem pagar uma agem de ônibus”.
LOC.: Com o programa, o governo do município espera aumentar a ibilidade, promover a inclusão social e impactar também no orçamento dos leopoldinenses. A gratuidade das tarifas vai alcançar todas as linhas urbanas atendidas pelo serviço de transporte público coletivo municipal.
Reportagem, Landara Lima