LOC.: O processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre de 2022 abriu inscrições nessa terça-feira (9). Os interessados têm até 12 de agosto, às 23h59, para se inscreverem no Portal o Único, endereço ounico.mec.gov.br. O resultado será divulgado em chamada única no dia 16 de agosto. Os não selecionados vão ser incluídos automaticamente na lista de espera.
Para concorrer ao financiamento, o estudante precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de qualquer edição, a partir de 2010. A média mínima do candidato deve ser de 450 pontos nas provas do exame, com nota da redação superior a zero. Quem optou pela opção treineiro, não poderá participar do processo seletivo. Além da pontuação no exame, vai ser necessário comprovar renda mensal familiar per capita de até três salários mínimos.
O historiador e pedagogo especialista em orientação educacional, ilson Costa, relembra que um dos pilares do programa é ser um empréstimo para o aluno, e não uma bolsa de estudos.
TEC/SONORA: ilson Costa, historiador, pedagogo especialista em gestão e orientação educacional
“Trata-se de um empréstimo. Porém, com o decorrer do curso e os os que o aluno agora tem com um curso superior, ele conseguirá, a partir de sua formação, arcar com as mensalidades desta faculdade”.
LOC.: O ranqueamento do Fies é feito com as médias mais altas. A nota de redação é o principal critério de desempate. O candidato deve estar ciente da diferença de cada certame de prova e como as notas se diferenciam. É possível usar a nota do ENEM a partir de 2010. Por isso, ilson pondera aspectos que o candidato precisa ter em mente:
TEC/SONORA: ilson Costa, historiador, pedagogo especialista em gestão e orientação educacional
“Eu sugiro ao aluno escolher a sua maior nota somando logicamente a sua média e também a nota da sua redação. Uma outra coisa importante é perceber que pode acontecer uma variação de notas, porque existe a teoria de resposta ao item como baliza para o resultado do Enem.”
LOC.: A segunda edição de 2022 oferece mais de 44 mil vagas. Somadas com as do primeiro processo do ano, 110,9 mil vagas foram disponibilizadas pelo programa em 2022.
Reportagem, Thiago de Freitas