LOC.: A produção de cachaça artesanal é tradição ada de geração em geração na família do pequeno produtor Paulo Palmeira. Os avós começaram a atividade na Bahia — e o pai foi um dos pioneiros a levá-la ao município de Combinado, no Tocantins.
Depois de se formar em gestão empresarial, Paulo decidiu transformar a tradição familiar em um negócio. Assim surgiu a Cachaça Palmeira, empresa que aposta na mescla de cachaça artesanal de qualidade com embalagens que agregam valor ao produto.
TEC./SONORA: Paulo Palmeira, produtor de cachaça
"A gente tem na região um clima que gera um sabor diferenciado na cachaça. Temos um produto com qualidade excepcional. Só que eu resolvi trabalhar com outro diferencial, além da qualidade do produto, a qualidade na embalagem. Então, temos um produto tradicional, artesanal, com a qualidade também na embalagem."
LOC.: A empresa produz dez sabores diferentes de cachaça — alguns deles únicos, como a "barumel", em que a bebida é curtida em uma mistura de mel com baru — e trinta tipos de embalagens.
Paulo agora pensa em voos mais altos. Internacionalizar a Cachaça Palmeira, o que ele diz ser possível depois de conhecer o e oferecido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
TEC./SONORA: Paulo Palmeira, produtor de cachaça
"Eu estou acolhendo de braços abertos o que a ApexBrasil [Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos] pode me oferecer, e estou aberto a mudanças e correções, porque a Apex sabe o que eu devo alinhar. Ela tem muito mais experiência do que eu. Depois que eu conheci a Apex, percebi que há muitas portas a serem abertas e que, além do mercado estadual, eu também posso atingir o mercado internacional."
LOC.: Por meio do Programa de Qualificação para a Exportação (Peiex), o produtor recebeu dicas sobre o funcionamento do mercado internacional e do que vai precisar para se adaptar às exigências dos compradores internacionais.
Gostou da história do Paulo, da Cachaça Palmeira? Fique ligado para mais histórias inspiradoras de empreendedores brasileiros.
Os interessados no Peiex podem entrar em contato com os respectivos núcleos operacionais da instituição em cada estado do país e um termo de adesão ao programa. Cada empreendedor recebe um plano de exportação gratuito, com orientações para internacionalizar sua marca.
Para mais informações, e: www.brasil61.noticiasdoacre.com.