LOC.: O governo federal ampliou a lista de serviços disponíveis da plataforma SouGov, voltada para desburocratização de processos relacionados a servidores públicos, aposentados e pensionistas civis do Executivo. Com as últimas atualizações, mais de 60 serviços foram unificados no canal digitalizado de atendimento.
Segundo o governo, as últimas funcionalidades atualizadas incluem programação de férias, requerimentos automatizados de saúde, cadastramento de beneficiários e avaliação de serviços pelos usuários.
O coordenador-geral de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho da Secretaria Especial de Desburocratização, Fremy de Souza, ressalta uma das novas funções: uma aba que permite a convocação facilitada de servidores para a realização de exames de rotina.
TEC./SONORA: Fremy de Souza, coordenador-geral de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho da Secretaria Especial de Desburocratização
“A questão dos exames médicos períodos, a gente sabe que é parte integrante da política de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho. Integra esse conjunto de avaliações necessárias para esse acompanhamento da saúde dos servidores. Agora, esse autoatendimento realizado a partir da disponibilização desse serviço vem facilitar.”
LOC.: Os beneficiados pela plataforma acham positivas as iniciativas que tornam as burocracias envolvidas no serviço público mais simples, como Sandra Barbosa Tavares, servidora no Distrito Federal.
TEC//SONORA: Sandra Barbosa Tavares, servidora no Distrito Federal
“A plataforma veio para facilitar a vida do servidor público federal, já que nós estamos no mundo digital. É uma economia de tempo que nós vamos ter.”
LOC.: Outro destaque na plataforma é a possibilidade de programação e homologação de férias, completando a funcionalidade que antes permitia apenas a visualização dos períodos marcados.
A SouGov foi lançada há um ano e já atende a mais de 1 milhão de usuários, o que representa 85% do público-alvo.
Reportagem, Alan Rios