LOC: A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste, a Sudene, vai lançar uma ação inovadora para estimular o crescimento econômico e social de áreas pouco desenvolvidas do Nordeste e do norte do Espírito Santo e de Minas Gerais. Trata-se do Projeto de Desenvolvimento Federativo.
O Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR, é parceiro para a implementação da iniciativa, que envolve a capacitação de gestores municipais e mapeamento de vocações econômicas.
As ações serão mais incisivas em localidades que apresentam menores indicadores sociais e econômicos e enfrentam dificuldades relacionadas à istração Pública, em especial no que se refere a finanças, desenvolvimento de pessoal e elaboração de projetos.
Neste primeiro momento, 66 municípios serão atendidos. Cada um dos estados terá seis cidades beneficiadas, sendo que uma delas será um município-polo.
O superintendente da Sudene, general Carlos César Araújo Lima, explica o funcionamento do Projeto de Desenvolvimento Federativo.
TEC/SONORA: general Carlos César Araújo Lima
"Esse projeto identifica, ele proporciona um diagnóstico real e preciso de como estão os municípios mais carentes do Nordeste. Identifica para nós com maior resolubilidade, capacita os municípios de menor porte na elaboração de seus projetos e serve de modelo para a aplicação em outros municípios."
LOC: Para saber tudo sobre o Projeto de Desenvolvimento Federativo e as cidades que fazem parte da iniciativa, e mdr.gov.br.
Reportagem, Vicente Melo