LOC: A Praça dos Três Poderes e o trânsito nas vias ao redor dela, assim como do Palácio do Planalto e do Congresso Nacional, estão liberados desde a tarde desta (14), pouco mais de 14 horas depois do atentado próximo ao Supremo Tribunal Federal na noite da última quarta-feira (13). Até mesmo o restaurante que funciona na praça voltou a funcionar normalmente.
Mesmo depois de ar por uma varredura na madrugada, não houve expediente nas duas casas legislativas do Congresso Nacional nesta quinta (14). O STF foi vistoriado pela manhã, mas à tarde, os ministros voltaram a despachar normalmente, inclusive com sessão plenária. O presidente Lula também despachou do Palácio do Planalto pela manhã.
O programa de visitação pública no STF está suspenso provisoriamente. No Congresso Nacional a suspensão vale até domingo (17).
Apesar de o local estar liberado, a segurança na Praça dos Três Poderes continua reforçada. As grades que protegem o prédio do STF — que haviam sido removidas há cerca de um mês — foram recolocadas. Militares do Exército reforçam a segurança na frente do Palácio do Planalto.
O corpo de Francisco Wanderley Luiz, de 59 anos — autor do atentado — foi retirado da Praça, na manhã desta quinta. Segundo a Secretaria de Segurança Pública do DF, durante a operação foi identificado material potencialmente explosivo junto ao corpo dele, além de um aparelho celular. Os explosivos foram neutralizados pelo Esquadrão de Bombas do BOPE, o local ou por perícia e só então foi liberado.
Reportagem, Livia Braz