LOC.: Acontece neste domingo (12) a segunda fase do Enem 2023, quando os candidatos realizam as provas de Matemática e Ciências da Natureza. E nesta reta final, os 3,9 milhões de estudantes inscritos precisam adotar estratégias para controlar a ansiedade e garantir a tranquilidade necessária para fazer uma boa prova.
Cuidar da saúde mental e não querer ar os últimos dias antes do exame estudando novos conteúdos é fundamental. Neste momento, é mais importante tentar se distrair para evitar a tensão da véspera.
É o que a estudante Maria Eduarda Gonçalves, de 18 anos, decidiu fazer. No sábado ela vai sair com as amigas.
TEC./SONORA: Maria Eduarda Gonçalves - estudante
“É muita pressão, você fica pensando se vai ar ou não, principalmente no dia da redação… mas as minhas estratégias são literalmente dormir cedo, estou dormindo muito cedo para dar conta do dia, estudar e não ficar com sono, porque você estudando uma coisa todos os dias, dá um sono… mas é isso, a minha estratégia é distrair, às vezes, um pouco”
LOC.: O psicólogo Augusto Jimenez explica que esse é o caminho para estar bem no dia da prova — e além de dormir bem, contar com apoio psicológico ajuda bastante.
TEC./SONORA: Augusto Jimenez - psicólogo
“O nosso cérebro realmente vem a executar funções necessárias no bom funcionamento, ajudando muito no aprendizado diário, porque ele vai estar descansado. Identificar e entender os seus sentimentos, com a ajuda de um psicólogo, eu acredito que seja uma das chaves para uma saúde psíquica ainda melhor”
LOC.: O primeiro dia de provas do Enem foi no último domingo (5), com as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas, além da redação.
Já no segundo dia de provas são 45 questões de Ciências da Natureza e 45 questões de Matemática. O exame começa às 13h30 e vai até as 18h30, mas os portões dos locais de prova são fechados às 13h (horário de Brasília).