Encerra nesta semana (17) o prazo para escolas realizarem a inscrição na 18ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). O projeto é voltado para alunos do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio de escolas públicas e particulares. Mais de 18 milhões de estudantes de escolas públicas municipais, estaduais, federais e privadas participam anualmente da maior competição científica do país.
Foi o que aconteceu com o estudante Daniel de Oliveira. Ele tem 15 anos e participou duas vezes da olimpíada. E foi na segunda participação que ele ganhou medalha de bronze na OBMEP, no CEM 02 do Gama, escola da rede pública de ensino do DF. Ele levou não só a medalha do torneio, como alcançou o objetivo de ganhar a bolsa de iniciação científica.
TEC/SONORA: Daniel Carvalho de Oliveira – aluno rede pública do DF
“Eu sempre gostei de matemática, então eu sempre buscava aprender mais. Uma das coisas que me possibilitou ganhar essa medalha foi justamente a ajuda da minha professora. A recompensa veio. Eu fiquei feliz por ter alcançado esse objetivo”.
LOC: A iniciativa tem como objetivo estimular e promover o estudo da matemática; contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica e identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas.
Nildes Gomes Aleixo viu de perto os resultados da olimpíada em seus alunos. Ela é professora de matemática da rede pública de ensino do DF e três alunos dela foram destaque na OBMEP, um medalhista e outros dois receberam menção honrosa. Ela conta como se sentiu em ajudar os alunos e como essa iniciativa pode ser importante para o futuro dos estudantes.
TEC/SONORA: Nildes Gomes Aleixo – professora rede pública do DF
“Eu fiquei alegre e orgulhosa também, tanto dele quanto de mim. Foi muito bom mesmo a sensação. Ele está fazendo o programa de iniciação científica, ganhou bolsa. Ele até animou a fazer uma faculdade da área de exatas. [A OBMEP] veio realmente para incentivar os alunos a estudarem matemática com mais afinco. Tem muitos deles que se descobrem quando estão estudando para a OBMEP”.
LOC: A OBMEP é um projeto realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e promovida com recursos do MEC e do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação .
Reportagem, Karina Chagas