LOC.: O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Distrito Federal (Cievs-DF) disponibilizou dois canais de atendimento 24 horas para receber informações e orientar a respeito de possíveis casos de febre maculosa no estado. O contato é exclusivo para viajantes que estiveram nos últimos 15 dias em áreas com transmissão da febre maculosa e apresentem sintomas como febre alta, dor de cabeça, dor no corpo, mal-estar generalizado, náuseas e vômitos.
Pesquisadora do Instituto Oswaldo Cruz, Elba Regina afirma a importância de procurar atendimento médico com antecedência.
TEC/SONORA: Elba Regina - Pesquisadora do Instituto Oswaldo Cruz
“É uma doença que se não for identificada precocemente, no tempo certo para iniciar o tratamento, o paciente pode evoluir para óbito. Ele vai morrer, porque a bactéria destrói toda a parede do vaso”.
LOC.: Até o momento, não houve nenhum registro de casos confirmados, nem suspeitos no Distrito Federal. Além disso, o Ministério da Saúde informou que não há casos registrados de mortes por febre maculosa no DF há 20 anos, mas é importante ficar atento.
Reportagem, Daniela Gomes