LOC.: Os dados mais recentes do Banco Central sobre os valores esquecidos em bancos apontam que mais de 48 milhões de brasileiros, entre pessoas físicas e jurídicas, ainda não sacaram R$ 9 bilhões esquecidos no sistema financeiro. O prazo para consulta e retirada de ‘dinheiro esquecido’ terminaria em abril. Porém, em nota ao Brasil 61, o Ministério da Fazenda disse que o prazo não se encerra nesta semana, considerando que o processo autorizado pelo Congresso para que o governo recolha os recursos ainda está em andamento. Ou seja, o saque segue possível.
O prazo oficial para solicitar a restituição dos recursos terminou em 16 de outubro. Com isso, os valores esquecidos deveriam ser transferidos para o Tesouro Nacional. Porém, de acordo com informações do Portal G1, o Tesouro Nacional informou que sequer houve a transferência desses recursos para a conta do órgão, o que deveria ser o primeiro o da etapa. Após isso, o Tesouro publicaria um documento com as especificações do “dinheiro esquecido”, o que também não aconteceu.
Conforme a Fazenda, a Lei nº 14.973/2024 estabeleceu que um edital seria publicado com as novas regras para o saque. Porém, o documento ainda não foi publicado.
Segundo o Ministério da Fazenda, não há previsão para publicação do documento, de modo que o prazo de seis meses não se iniciou e, portanto, o prazo não se encerra em abril.
Para consultar o dinheiro esquecido, o titular deve ar o site oficial dos valores a receber do BC em: valoresareceber.bcb.gov.br.
O cidadão precisa fornecer o F e a data de nascimento.
Reportagem, Bianca Mingote