LOC.: Com 20 toneladas de alimentos produzidos por semana, a agricultura familiar do Distrito Federal atende mais de 40 mil pessoas por dia. A informação é da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural. De acordo com a Emater, o DF conta com 9.798 agricultores familiares cadastrados.
Tatiana Agostinho, subsecretária de políticas sociais, rurais, comercialização e abastecimento da Secretaria de Agricultura do DF, afirma que a agricultura familiar do DF representa cerca de 75% do total dos produtores rurais instalados na capital do país.
TEC./SONORA: Tatiana Agostinho - subsecretária de políticas sociais, rurais, comercialização e abastecimento da Secretaria de Agricultura do DF
“A produção dos agricultores familiares normalmente vai para as feiras, para as compras institucionais como o Programa de Alimentação Escolar (PNAE), o PAPA/DF e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do MDF, Conab e GDF.”
LOC.: A subsecretária comenta que muitos dos alimentos produzidos também são comercializados diretamente ao consumidor, através de cestas e feira livre. O agricultor de 59 anos Daniel Aparecido Menezes conta que tem uma produção de hortaliças e frutas há 8 anos. Ele vende sua produção em feiras e para o PAA.
TEC./SONORA: Daniel Aparecido Menezes - agricultor
“A gente trabalha dessa maneira. A gente vê o que é que está dando renda e o que não está, a gente vai deixando de lado e aí a gente vai procurando aquilo que a gente está vendo que está dando um dinheiro.”
LOC.: O GDF possui algumas linhas de crédito para auxiliar os produtores, como o Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) e o Fundo de Desenvolvimento Rural (FDR).
Reportagem, Sophia Stein