LOC: O real ultraou o peso argentino ando a ser a moeda com pior performance em 2024 entre os países emergentes na tarde do dia 17 de junho. A moeda brasileira teve uma desvalorização de 10,54% frente ao dólar nos primeiros seis meses deste ano. O economista Aurélio Trancoso aponta que os possíveis motivos que refletem na desvalorização do real são a insegurança jurídica e a desancoragem fiscal, que ocorre quando o governo gasta mais do que arrecada.
Para ele, o principal motivo da desvalorização do real é o não cumprimento das metas do governo brasileiro no arcabouço fiscal. Por outro lado, em relação à desvalorização da moeda brasileira frente ao peso argentino, Aurélio Trancoso destaca que no país argentino tem acontecido o oposto.
Aurélio Trancoso avalia que o Brasil também deveria cortar custos e diminuir a quantidade de ministérios, assim como a gestão argentina.
TEC./SONORA: Aurélio Trancoso, economista
"O que ele (o governo brasileiro) deveria era não gastar mais do que ele recada. Essa é a primeira coisa. Começar a gastar menos do que está. Segundo, reduzir o tamanho do Estado. Terceiro ponto, que a gente fala o seguinte, é ele começar a entender que ele tem que cortar custos. Só que você tem os lugares erros de cortar. O governo não pode cortar em educação, em saúde.”
LOC: O diretor comercial na Line Bank BR, especialista em crédito empresarial, de Itu, município de São Paulo, Hélio Lima, ressalta a necessidade de equilíbrio fiscal para o país no atual cenário.
TEC./SONORA: Hélio Lima, diretor comercial na Line Bank BR, especialista em crédito empresarial, de Itu, município de São Paulo
“Para os próximos meses, além da alta de preços, na mão contrária, a gente espera que o governo tome medidas que favoreçam ali o equilíbrio das contas brasileiras. A primeira medida que pede urgentemente que seja tomada é um ajuste fiscal no Brasil. Até porque o equilíbrio fiscal vai trazer também uma melhoria na balança comercial."
LOC: Para os especialistas, a desvalorização do real impacta a credibilidade internacional do Brasil e diminui o poder de compra dos brasileiros.
Reportagem Bianca Mingote