LOC: Na Bahia, mais de 25 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 já foram aplicadas em todo o estado até o dia 14 de fevereiro. No entanto, mais de um milhão e trezentas mil pessoas ainda precisam tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19. A maioria das hospitalizações por Covid estão ocorrendo entre pessoas que não se vacinaram ou que tomaram apenas uma dose do imunizante. A secretária de Saúde da Bahia, Tereza Paim, faz um apelo à população.
TEC./SONORA: Tereza Paim – secretária de Saúde da Bahia
“A gente conclama a todos que vão se vacinar. Ainda temos mais de 2 milhões de pessoas que não tomaram a segunda dose e a vacina salva e vem salvando vidas. A Bahia é o segundo estado em menor mortalidade do Brasil de coronavírus"
LOC: Entre as pessoas com mais de 12 anos na Bahia, 80,2% estão com o esquema vacinal completo, segundo dados do vacinômetro estadual, de 14 deste mês. A dose de reforço é destinada para quem tem 18 anos ou mais e tomou a segunda dose ou dose única há mais de quatro meses. O estado da Bahia espera vacinar 11 milhões e 100 mil pessoas com o reforço. Até o momento, 28,4% desse público já tomou a dose. A secretária Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19 do Ministério da Saúde, Rosana Leite de Melo, explica que a vacinação é importante no atual contexto da pandemia.
TEC./SONORA: Rosana Leite de Melo - secretária Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19 do Ministério da Saúde
“A variante veio também para nos ensinar, que quando nós estávamos achando - nós observamos isso no Brasil inteiro, já estava um pouco arrefecidos, né? Alguns deixando as máscaras, se aglomerando, relaxando, ela veio mostrar que nós ainda precisamos. A pandemia não acabou, de fato a pandemia não acabou, ela não está como estava, não vamos envolver estresse pós-traumático, mas precisamos estar alertas e ser prudentes.”
LOC: A Bahia pretende vacinar 1 milhão e 400 mil crianças entre 5 e 11 anos. Até o momento, quase 24% delas já tomaram a primeira dose. Complete seu esquema vacinal e fique protegido! Vá até a unidade de saúde mais próxima e tome a 2° dose ou a dose de reforço. Mantenha uma distância segura, lave as mãos com água e sabão e mantenha os ambientes ventilados.