LOC: O Corpus Christi, comemoração religiosa celebrada sempre na segunda quinta-feira depois do Domingo de Pentecostes, é considerado ponto facultativo em algumas capitais brasileiras. Em 2024, o governo estabeleceu que a sexta-feira, dia seguinte ao dia de Corpus Christi, também seria ponto facultativo.
No entanto, a data também é marcada como feriado em determinadas capitais do país. De acordo com apuração feita pelo Brasil61, apesar de o governo federal decidir que a data é um ponto facultativo, cada município tem a liberdade de considerar a celebração cristã como um feriado ou não, desde que regularmente.
Entre as capitais que consideram a data como ponto facultativo estão:
Belém (PA), Rio Branco (AC), Porto Velho (RO) e Palmas (TO), na Região Norte. Aracaju (SE), Fortaleza (CE), Recife (PE) e João Pessoa (PB), na Região Nordeste. Rio de Janeiro (RJ), na Região Sudeste, e a capital federal, Brasília, no Centro-oeste.
Cuiabá (MT) terá seu ponto facultativo transferido do dia 30 de maio para o dia 21 de junho, sexta-feira que antecede o feriado de São João (24).
Florianópolis (SC), na Região Sul.
Já as capitais que consideram como feriado são:
Na Região Norte, Boa Vista (RR), Macapá (AP) e Manaus (AM).
Na Região Nordeste, Maceió (AL), Natal (RN), Salvador (BA) e Teresina (PI). São Luís (MA) decretou, por sua vez, feriado estadual.
No Sudeste, São Paulo (SP), Vitória (ES) e Belo Horizonte (MG).
Na Região Centro-Oeste, Campo Grande (MS) e Goiânia (GO).
Já no Sul, Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS).
Em dias de ponto facultativo, funcionários públicos são dispensados do serviço sem prejuízo da remuneração. A medida é decretada em dias úteis de trabalho, geralmente entre feriados e fins de semana.
A próxima folga nacional que será vizinha a um final de semana, de acordo com o calendário do governo federal, será apenas em novembro, quando acontece o feriado da Proclamação da República.
Reportagem, Carol Castro