LOC.: Municípios com população de até 50 mil habitantes têm possibilidade de retomada das obras do Programa Minha Casa, Minha Vida. A portaria 523/2021, publicada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), estende o prazo de finalização da construção de 44,6 mil unidades habitacionais em 1.895 municípios que participaram dos chamamentos de 2009 ou 2012.
O Nordeste é a região com mais obras paralisadas, totalizando mais de 25 mil. O Norte possui 293 municípios com construções incompletas, seguido do Centro-Oeste, Sul e Sudeste.
A maior quantidade por estado está na Bahia, 284 municípios possuem mais de 7 mil moradias inconclusas, em seguida está a Paraíba, com 140 casas não entregues. Para o secretário executivo da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (FamuP), Pedro Dantas, a retomada das obras gera empregos e desenvolve o município. Porém, os casos devem ser analisados de forma individual.
TEC./SONORA: Pedro Dantas, secretário executivo da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (FamuP)
“Vamos ter que analisar caso a caso, porque cada município contratou uma empresa, essa empresa pode ter falido e não estar mais funcionando. Alguns municípios têm recursos próprios, outros não, é uma análise individualizada.”
LOC.: Outros municípios apresentam situações mais complexas no programa de moradia. Em Carolina, no Maranhão, o projeto estava em processo de finalização, quando na troca de gestão, em 2012, moradores da região e até beneficiários invadiram as residências. O secretário de planejamento e istração de Carolina, Rodolfo Moraes, disse que agora o município está em processo de regularização das casas invadidas.
TEC./SONORA: Rodolfo Moraes, Secretário de planejamento e istração de Carolina
“Tem acontecido um esforço de regularização dessa ocupação. Existe uma lei de 2017, a Lei de Regularização Fundiária de imóveis urbanos [13.465/2017] que nos deu uma base para tentarmos regularizar a situação de ocupação. Como são casas populares, fica complicado conseguir a desocupação total e reocupar novamente.”
LOC.: Não havendo manifestação dos responsáveis pelas obras paralisadas, os municípios podem assumir os empreendimentos e entregar até o dia 23 de fevereiro de 2023.
NOTA
LOC.: 1.895 municípios com população de até 50 mil habitantes têm possibilidade de retomada das obras do Programa Minha Casa, Minha Vida. A portaria 523/2021, publicada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), estende o prazo de finalização da construção de 44,6 mil unidades habitacionais que participaram dos chamamentos de 2009 ou 2012.
O Nordeste é a região com mais obras paralisadas, totalizando mais de 25 mil. O Norte possui 293 municípios com construções incompletas, seguido do Centro-Oeste, Sul e Sudeste com, respectivamente, 188, 165 e 130 municípios que não entregaram as moradias.
Reportagem, Laísa Lopes